Deep Purple: Ritchie Blackmore comenta o impacto do sucesso de "Smoke on the Water"
Por André Garcia
Postado em 31 de maio de 2022
Ritchie Blackmore foi o fundador do Deep Purple, e por muito tempo a banda girou ao redor dele. Surgido em 1968, com seu álbum de estreia "Shades of Deep Purple" seguiu os passos de bandas como Cream, Jimi Hendrix Experience e Vanilla Fuge. Mas foi em 1972, com o lançamento de "Machine Head" e o hit "Smoke on the Water" que a banda se tornou mundialmente conhecida.
Em entrevista disponível no canal oficial do Deep Purple no YouTube, Blackmore relembrou aquela fase de sua carreira. Entre outras coisas, ele falou sobre o impacto causado por "Smoke on the Water", tanto em sua vida quanto no rock.
Sobre como o sucesso de "Smoke on the Water", em 1972, mudou sua vida
"[Depois do lançamento de 'Smoke on the Water'] nós tocamos tanto que devemos ter passado 11 meses por ano fazendo turnê — e ainda tínhamos que gravar discos ao mesmo tempo. Então eu fiquei doente, peguei hepatite, que é uma dessas doenças que te derruba se você não se cuidar. E é impossível se cuidar na estrada quando se excursiona tanto assim. Depois Ian Gillan [também] pegou hepatite, então não era algo isolado. Infelizmente, tivemos que parar por um tempo. Por outro lado, aquilo felizmente nos ajudou, porque adoecer é uma oportunidade de descansar. Porque tem certos empresários que querem que você trabalhe até morrer. Eu vejo isso acontecendo com muitas bandas."
Sobre bandas serem exploradas por empresários
"Quando músicos se juntam, eles o fazem sob circunstâncias muito ingênuas: você quer tocar sua música e acha que seria bacana se ela tocasse na rádio. Aí você tem aqueles empresários desonestos que manipulam e tiram proveito da situação fazendo as pessoas assinarem contrato sem saber o que estão assinando. Eu já assinei muito contrato sem fazer ideia do que aquilo significava, e depois me arrependi. É uma dessas coisas que eu vejo acontecer com todo mundo a meu redor, principalmente as bandas novas."
Sobre a marca que "Smoke on the Water" deixou no rock
"Eu nunca parei para pensar na marca que eu deixei no rock tocando 'Smoke on the Water'. Ela é basicamente só quatro notas. O [Deep] Purple tinha muitas outras músicas que eram ótimas, e você nunca ouviu tocar nas rádios, elas sempre pegam 'Smoke on the Water'. Você acaba aceitando isso, sabe? Se essa é a música que eles querem pegar e dizer que é maravilhosa… ótimo, que seja! Ela não é das minhas preferidas, embora não seja ruim."
Sobre 1972 ter sido o auge do Deep Purple
"Eu nunca cheguei ao auge com o Deep Purple. [Era uma] ótima banda [com] grandes músicos, mas eu nunca senti que era algo extraordinário. Só o fato de que em certo ponto aquilo pagava nossas contas era ótimo, mas eu nunca senti que fosse extraordinário. Eu gosto muito das músicas, como 'Child in Time', uma grande música, mas eu nunca me senti um astro ou qualquer coisa além de um músico sortudo o bastante para pagar as contas."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
O maior baterista de todos os tempos para Phil Collins; "nunca tinha visto nada parecido"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"

Ritchie Blackmore revela traço pouco conhecido da personalidade de Jeff Beck
A artista que Ritchie Blackmore chamou de "os Beatles desta geração"
O álbum clássico do Deep Purple dos anos 1960 que Ritchie Blackmore acha insosso
Primeira-ministra do Japão fala de Sabbath, Maiden e Purple no podcast do Babymetal
Lars Ulrich revela a música do Deep Purple que o marcou para sempre na infância
O melhor álbum ao vivo de todos os tempos, segundo Bruce Dickinson
Glenn Hughes se arrepende até hoje de ter deixado o Trapeze
O melhor álbum que Glenn Hughes gravou com o Deep Purple, de acordo com o próprio
George Harrison assistiu show do Deep Purple e achou "muito engraçado"
Total Guitar: os 20 melhores riffs de guitarra da história


