Músicos do Children Of Bodom explicam motivo real que causou o fim da banda
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de maio de 2022
A banda finlandesa Children Of Bodom foi formada no início da década de 1990 e construiu uma carreira respeitável, com sua sonoridade peculiar, que misturava elementos de vários estilos, do heavy ao death metal, passando pelo thrash e pelo power. O quinteto, liderado pelo talentoso guitarrista/vocalista/compositor Alexi Laiho, lançou excelentes discos e se firmou como um dos maiores nomes de sua geração.
Children Of Bodom - Mais Novidades
Apesar do sucesso alcançado durante sua carreira, o Children Of Bodom encerrou atividades em dezembro de 2019. Um pouco antes, Laiho disse que os integrantes não queriam mais fazer turnês. Porém, a verdade é outra, conforme relatado por Janne Wirman (teclado), Henkka Seppälä (baixo) e Jaska Raatikainen (bateria), músicos que tocaram em todos os discos do grupo e concederam entrevista ao jornal Helsingin Sanomat.
"Os fãs têm o direito de saber o que aconteceu", afirmou o trio, que revelou o real (e triste) motivo que causou o fim da banda: os problemas de Alexi Laiho com o álcool e outras substâncias. "O vício é uma doença e isso destruiu nossa confiança nele com suas ações em nosso empreendimento. Mas ele se desculpou por muitas coisas, e nós trabalhamos juntos mesmo depois que a banda se separou".
Segundo o trio, os vícios de Laiho começaram a gerar problemas em 2008, quando o Children Of Bodom estava fazendo uma tour com o Slipknot. Embora tenha dado um tempo, o frontman voltou com tudo em 2016, de acordo com Wirman.
Em 2019, os problemas de Laiho com o álcool causaram uma situação embaraçosa, durante reunião com o gerente da banda, que expôs os abusos do frontman. Como se não bastasse os imbróglios, tempo depois, Laiho enfureceu seus parceiros ao apresentar um pedido no Escritório de Patentes e Registro Finlandês para registrar o nome da banda.
Turnê pela Rússia e novamente, o álcool deu as caras
O clima na banda não era muito leve, mas mesmo assim, o Chidren Of Bodom foi fazer a sua tour pela Rússia e Laiho estava bebendo bastante, o que fez o gerente da banda intervir novamente.
O baterista Jaska Raatikainen também tentou ajudar o amigo. "Eu disse a Alexi que ele não costuma beber no café da manhã antes de um show, e agora, ele nem se aquecia com a guitarra antes de subir ao palco, como sempre fez". Após ouvir a dura de Jaska, Laiho afirmou que estava bebendo muito porque um familiar estava doente. "Eu entendo isso, mas você destruir esses shows não estão ajudando muito. Durma um pouco, vejo você pela manhã", complementou Raatikainen.
O conselho aparentemente não ajudou muito, já que no decorrer da noite, Laiho bebeu e disparou e-mails para o empresário, chegando a afirmar que Jaska e Janne Wirman seriam demitidos. "Aquilo foi a doença falando, não Alexi", ponderou Wirman.
Provavelmente com vergonha de seus atos, Laiho deixou de beber nos demais shows da turnê. "Suas mãos tremiam por dois dias, mas os shows em Moscou e São Petersburgo rolaram muito bem", afirmou o baterista.
O triste fim do Children Of Bodom
Depois da turnê pela Rússia, os membros informaram que a banda iria se separar. Porém, Laiho não queria um fim tão melancólico e o quinteto fez alguns shows na Finlândia. O líder da banda, que vendeu sua parte e se tornou uma espécie de funcionário pago, se manteve sóbrio durante os últimos shows do Children Of Bodom.
Então, no dia 15 de dezembro de 2019, o Children Of Bodom encerrou sua trajetória de sucesso, com um show realizado em Helsinque, capital da Finlândia.
Relação cordial após a separação
O fim da banda não acabou com a relação entre seus integrantes. "Quando estávamos prestes a lançar nossa nova loja, pedimos a Alexi que participasse com um quarto de participação em vários produtos como antes, e ele esteve intimamente envolvido até o fim de sua vida", disse o baixista Henkka Seppälä.
Laiho, que meses depois batizou sua nova banda com o nome de uma música do Children Of Bodom, ainda pediu autorização para os ex-companheiros. "Ele foi esperto o suficiente para perguntar se poderia chamar sua banda de Bodom After Midnight, e nós dissemos que é claro que poderia", afirmou Wirman.
A morte de Alexi Laiho
A vida e a carreira de Alexi Laiho foram interrompidas em dezembro de 2020, embora sua morte tenha sido anunciada em janeiro de 2021. Infelizmente, o que causou o fim do Children Of Bodom também acabou com a vida de seu criador. Markku Uula Aleksi Laiho (nome real de Alexi) faleceu dia 29 de dezembro de 2020 e a causa de sua morte foi degeneração do tecido conjuntivo do fígado e do pâncreas causada pelo álcool. O músico tinha apenas 41 anos.
Em abril de 2021, o Bodom After Midnight lançou o EP "Paint The Sky With Blood", último registro de Alexi Laiho. O trabalho conta com duas músicas próprias e um cover da banda sueca Dissection.
Discografia do Children Of Bodom
Durante a sua carreira, o Children Of Bodom lançou dez álbuns de estúdio. Confira abaixo os títulos e as datas que foram lançados.
"Something Wild" (16 de novembro de 1997)
"Hatebreeder" (26 de abril de 1999)
"Follow The Reaper" (30 de outubro de 2000)
"Hate Crew Deathroll" (6 de janeiro de 2003)
"Are You Dead Yet?" (14 de setembro de 2005)
"Blooddrunk" (9 de abril de 2008)
"Relentless Reckless Forever" (9 de março de 2011)
"Halo Of Blood" (6 de junho de 2013)
"I Worship Chaos" (2 de outubro de 2015)
"Hexed" (8 de março de 2019)
Para relembrar o saudoso Alexi Laiho, ouça a playlist a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps