Os discos que encerraram as trajetórias de cinco grandes bandas
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de agosto de 2024
Infelizmente, muitas das bandas de Rock e Heavy Metal que nós tanto amamos encerraram suas atividades, por diferentes razões. Desentendimentos, desgaste ou a morte de algum integrante vital são alguns dos motivos que podem colocar o ponto final na trajetória de uma banda.
Death - Mais Novidades
É claro que o anúncio do fim de uma banda costuma ser muito triste. Porém, algumas dessas bandas nos presentearam com ótimos discos. E você pode conferir alguns desses trabalhos na lista a seguir, elaborada por este que vos escreve.
Agora que todas as apresentações foram feitas, é hora de curtir um som. Aperte o play e saiba um pouco mais sobre os álbuns que encerraram as trajetórias de cinco grandes bandas.
O adeus a um gênio do Metal Extremo

Um dos principais nomes da história do Metal Extremo, o músico estadunidense Chuck Schuldiner foi guitarrista, vocalista, principal compositor e membro fundador da lendária banda Death. Chuck gravou sete discos com o Death, sendo que o último é "The Sound Of Perseverance", lançado no segundo semestre de 1998.
"The Sound Of Perseverance" é um álbum pesado, melódico e extremamente técnico, que apresenta elementos de diferentes vertentes do Metal, como Death, Thrash, Heavy e Prog. "Scavenger Of Human Sorrow", "Spirit Crusher", "Flesh And The Power It Holds" e a tocante "Voice Of The Soul" mostram por quais razões o Death e Chuck são tão venerados até os dias atuais.
Infelizmente, Chuck faleceu em dezembro de 2001, aos 34 anos de idade, dois anos após descobrir que estava com câncer. Alguns ex-integrantes da banda se apresentam ao vivo, porém, sob o nome Death To All.
A última obra do time (quase completo) que criou o Metal

A formação original do Black Sabbath, que permaneceu unida entre a década de 1960 e a década de 1970, gravou discos que são fundamentais para o desenvolvimento do Heavy Metal. Não é exagero nenhum afirmar que Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) criaram e lapidaram o gênero musical que faz a alegria de muitos fãs até hoje.
Mais de 40 anos após o início de sua trajetória, o Black Sabbath se reuniu para gravar seu último registro de estúdio. Intitulado "13", o trabalho final do Sabbath foi gravado por 75% da formação original do quarteto, já que Bill Ward foi substituído por Brad Wilk.
"13" não se compara aos clássicos que o Sabbath lançou nos anos 1970 ou 1980, porém, é um disco que encerra de forma digna uma das histórias mais ricas da música.
Pesado e rápido até o fim!
O Motörhead influenciou (e ainda influencia) muitas bandas de Rock e Heavy Metal. O trio liderado pelo baixista/vocalista Lemmy Kilmister se notabilizou pelas suas composições rápidas, diretas e pesadas, que aparentemente seguiam a mesma fórmula.
Pois bem, em seu último trabalho, intitulado "Bad Magic", o Motörhead manteve a tal fórmula e entregou grandes composições, como "Victory Or Die" e "Thunder & Lightning". Lançado em agosto de 2015, "Bad Magic" ainda conta com uma improvável balada, intitulada "Till The End" (em português, "Até o Fim").
Lemmy Kilmister, o homem que foi o coração e a alma do Motörhead, morreu no dia 28 de dezembro de 2015, na mesma semana em que completou 70 anos. E sem Lemmy, não há Motörhead.
Uma terrível "premonição"

Fundado pelo talentoso guitarrista/vocalista Alexi Laiho, o Children Of Bodom surgiu nos anos 1990 e apresentou uma sonoridade complexa e intrigante, composta por elementos de Death, Power e Symphonic Metal.
Com o passar dos anos, o Children Of Bodom deixou de ser uma promessa e se tornou um nome emblemático do Metal "moderno", que lançou discos marcantes, como "Hatebreeder", "Hate Crew Deathroll" e "Are You Dead Yet?".
O último registro do Children Of Bodom é "Hexed", que foi lançado em 2019. Logo na primeira faixa do disco, "This Road", é possível conferir alguns trechos que infelizmente soam como premonição hoje em dia: "This road's gonna kill me" ("Essa estrada vai me matar") e "End of the line, the end of me" ("Fim da linha, meu fim").
Os trechos acima citados podem soar como um presságio do que estava por vir, pois o triste fim de Alexi Laiho chegou em dezembro de 2020. O músico finlandês faleceu aos 41 anos de idade. A causa de sua morte foi "degeneração do tecido conjuntivo do fígado e do pâncreas causada pelo álcool", sendo que um coquetel de analgésicos, opioides e medicamentos para insônia foi encontrado no seu corpo.
"Sepultura, do Brasil… 1,2,3 Quadra!"

Maior representante da história do Metal sul-americano, o Sepultura encerrará sua caminhada ao fim da turnê "Celebrating Life Through Death". O final do grupo foi anunciado em dezembro de 2023.
"O Sepultura vai parar. Vai morrer. Uma morte consciente e planejada.
Nos próximos 18 meses, vamos celebrar 40 anos junto aos nossos fãs em uma tour de despedida que vai passar por todo o planeta. Celebrar acima de tudo o presente, o hoje. Um momento muito especial na nossa rica e vitoriosa carreira.
Depois de 40 anos de altos e baixos, 80 países visitados de diferentes culturas, de diferentes visões políticas e religiosas, levando as cores e ritmos brasileiros para o mundo, mostrando um Brasil mais realista e menos caricato, mais pesado e agressivo.
Depois de lançar o ‘Quadra’, um dos melhores álbuns da nossa história. Sobreviver a uma indesejável e insana pandemia através da SepulQuarta, uma experiência maravilhosa que virou um álbum e que nos manteve unidos e fortes seguindo em frente. Depois de mudanças e aprendizados, nós vamos parar", diz o comunicado publicado no site oficial do Sepultura.
Lançado em fevereiro de 2020, "Quadra" encerra com dignidade a carreira de uma banda gigantesca, que mostrou ao mundo que é possível fazer música pesada no Brasil.
Para ouvir três músicas de cada um dos álbuns via Spotify, acesse a playlist a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
O maior frontman de todos os tempos, segundo o saudoso Ozzy Osbourne


10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
Jack White quer Death, Misfits, Rainbow e Fugazi no Rock and Roll Hall of Fame
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
Cinco discos marcantes de heavy metal que foram lançados em outubro
Death To All confirma 5 shows no Brasil em janeiro de 2026
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
A influente banda dos anos 1980 que Regis Tadeu só descobriu vinte anos depois


