O músico brasileiro que toca no Skank e já participou de discos do Sepultura
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de maio de 2022
Skank e Sepultura são duas bandas brasileiras, formadas em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Outra coincidência é que os nomes de ambas começam com a letra S. Pois bem, as semelhanças acabam por aí, uma vez que o som executado pelos grupos é tão semelhante quanto um ventilador de teto e um frigobar. Porém, existe um músico que já tocou tanto com o quarteto de pop rock quanto com o maior nome da história do metal nacional.
O rapaz acima citado atende pelo nome de Henrique Portugal e é tecladista do Skank desde que a banda foi formada, no início dos anos 1990. Henrique, que é multi-instrumentista e produtor, tocou em todos os discos do grupo mineiro. O que talvez algumas pessoas não saibam é que o experiente músico participou de alguns clássicos do Sepultura.
O guitarrista, vocalista e compositor Max Cavalera (Soulfly, Cavalera Conspiracy), um dos fundadores do Sepultura, falou sobre o tema em junho de 2020, durante participação no programa Kazagastão, apresentado por Gastão Moreira. O jornalista mencionou que o teclado se encaixou bem em algumas composições do Soulfly. O frontman então comentou que o referido instrumento não é exatamente uma novidade em sua longa carreira.
"A gente sempre mexeu com isso, né, desde a época do... começa mesmo no ‘Beneath The Remains’, a introdução de ‘Beneath The Remains’, tem os teclados, que na quela época, foi o Henrique do Pouso Alto [que tocou teclado], que é do Skank, né? Henrique Portugal. E depois, a gente fez o ‘Arise’, aí na ‘Desperate Cry’ tinha teclado. Mas é o lance de usar um pouquinho, não muito, né? Se usa muito, fica muito chato".
O vídeo com a declaração de Max pode ser assistido no player abaixo, a partir dos 28 minutos e 30 segundos.
Segundo o site Metal Archives, Henrique Portugal também tocou no álbum "Schizophrenia", além de ter gravado "Phantasmagoria", disco de estreia da banda The Mist, lançado em 1989.
Após colaborar com bandas de heavy metal, Henrique se tornou integrante do Skank, banda que gravou grandes hits, como "Garota Nacional", "Jackie Tequila", "Te Ver", "Dois Rios" e "Resposta", entre outros sucessos. Atualmente, o grupo está fazendo a sua tour de despedida, após 30 anos de uma rica trajetória.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
Dave Murray solta um "Vai, Corinthians" após ganhar camisa do Timão
Glenn Hughes ficava muito acelerado quando tomava café, segundo Tony Iommi
Por que James Hetfield do Metallica foi expulso de sua própria casa, segundo o próprio
A cantora que usou música do Slayer para combater o patriarcado
Os dois ex-membros do Black Sabbath que não se davam bem
A banda de heavy metal que Josh Homme ama, mas não quer imitar de jeito nenhum
O cover que o Black Sabbath mais tocou ao vivo durante toda a carreira
Eminem iria gravar música do primeiro disco solo de Tony Iommi
Com filhos de Jack Bruce e Ginger Baker, Sons of Cream anuncia primeiro álbum
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
Regis Tadeu aponta o grande erro que Tony Iommi cometeu em seu novo álbum solo

Lobão detesta metaleiro, mas põe Sepultura acima de todas as bandas de rock
A divergência entre Max Cavalera, Jack Black e Michael Sweet sobre o grunge
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
O álbum de metal brasileiro que a Loudwire diz que você precisa ter em vinil
Sepultura anuncia "The Last Ceremony", que será realizado no dia 5 de novembro
Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Iggor Cavalera jogou cinzas da mãe na Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo
O álbum "extremamente subestimado" do Pink Floyd que é o preferido de Max Cavalera


