Ian Gillan entrou no Deep Purple por causa do Led Zeppelin, revelou Ritchie Blackmore
Por Bruce William
Postado em 01 de junho de 2022
Durante entrevista com Jon Young, do The Guardian, Ritchie Blackmore contou como se deu o ingresso de Ian Gillan no Deep Purple.
O ano era 1969. O Deep Purple estava entre os cinco primeiros colocados na parada norte-americana com "Hush". Daí o guitarrista Ritchie Blackmore, o tecladista Jon Lord e o baterista Ian Paice concluíram que o futuro deles estava no Hard Rock, não mais naquela sonoridade Pop Psicodélica que vinham fazendo até então. Em julho, o vocalista Rod Evans e o baixista Nick Simper foram demitidos, e isto possibilitou a entrada de Gillan na banda.
Ritchie relata que a ideia partiu de seu amigo Micky Underwood, então baterista do Episode Six, banda que contava com Gillan no vocal: "Estávamos tocando no Mother's em Birmingham e Robert (Plant) subiu ao palco para cantar com Terry Reid. Cristo Todo Poderoso!" exclamou Ritchie, relembrando a reação ao ver a performance de Plant, que nesta época já era conhecido como vocalista do Led Zeppelin. "Daí passamos as duas semanas seguintes procurando alguém que tivesse aquela abordagem dinâmica do Plant".
Um dia Micky convidou Ritchie para ir conferir o vocalista de sua banda. "Ele era incrível, sua voz, sua aparência e tudo mais. Estupendo. Nós o levamos conosco. Não sabíamos quem colocar no baixo, e Ian recomendou Roger (Glover)".
Em seguida, Ritchie fala sobre o Led Zeppelin: "Gostei da abordagem hard que eles adotaram em 'Whole Lotta Love'. Eu imediatamente me sintonizei com aquele estilo pois antes, quando experimentamos com orquestras, eu pensei 'algo está errado, não estou dando tudo que posso'. Sou muito grato a eles pela inspiração" disse Blackmore, que em seguida explicou: "Eles pegaram do Jeff Beck, que pegou do Small Faces".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
Perda de visão faz Ian Gillan considerar possibilidade de aposentadoria
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Dave Mustaine quer que o último show do Megadeth aconteça no espaço
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
Filho de Steve Harris é forçado a parar de tocar devido a problema de saúde
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
Danilo Gentili detona Chaves Metaleiro e o acusa de não devolver o dinheiro
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Como surgiu a incrível sintonia entre Steve Morse e Jon Lord no Deep Purple
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
Ritchie Blackmore revela traço pouco conhecido da personalidade de Jeff Beck
A artista que Ritchie Blackmore chamou de "os Beatles desta geração"
A incrível banda que para Max Cavalera é a mais subestimada do Metal
Planet Rock: as maiores vozes da história do rock


