É verdade que Frank Zappa já comeu fezes em um show com Alice Cooper?
Por André Garcia
Postado em 15 de julho de 2022
Frank Zappa foi um cientista louco musical, famoso por misturar rock, jazz e música clássica com todo tipo de experimentação, jamais deixando o humor de lado. Não é a toa que sua primeira aparição na televisão americana foi tendo uma bicicleta como instrumento.
Por ser tão excêntrico e ter tamanha queda pelo bizarro e absurdo, não demorou para surgirem sobre ele os mais loucos boatos. Um dos maiores foi o de que ele teria, certa vez, comido fezes humanas em pleno palco diante da plateia em um show. O boato ganhou tanta proporção que se espalhou pelo mundo e atravessou as décadas. Até hoje, muitos anos após a morte de Zappa, o boato segue vivo.
Mas, afinal, aquilo é ou não verdade? Conforme publicado pela Far Out Magazine, em sua biografia, The Real Frank Zappa Book, publicada em 1989, ele entre outras coisas esclareceu de uma vez por todas essa história.
"Outra fantasia é a de que uma vez eu comi m*rda no palco. Essa tem sido predominante em diversas formas, que incluem (mas não se limitam a)."
"[1] Eu comi m*rda no palco."
"[2] Eu fiz uma 'disputa de nojeira' (o que diabos seria uma 'disputa de nojeira'?) com Captain Beefheart, e nós dois comemos m*rda."
"[3] Eu fiz uma 'disputa de nojeira' com Alice Cooper, onde ele esmagou pintinhos, e depois eu comi m*rda."
O boato ganhou tanta proporção que ainda nos anos 60 ele já era reconhecido nas ruas pelo escatológico feito. "Eu estava num clube londrino chamado Speak Easy, em 1967 ou 68. Um integrante de uma banda chamada Flock, que estava gravando pela Columbia na época, chegou pra mim e disse: 'Você é fantástico! Quando ouvi sobre você ter comido m*rda no palco, pensei 'Esse cara é muito, muito fora da casinha!' Eu disse 'Eu nunca comi m*rda no palco', e ele pareceu realmente deprimido — como se eu tivesse acabado de partir o coração dele."
"Para que fique registrado, pessoal: Eu nunca caguei no palco, e o mais perto que já cheguei de comer merda foi um buffet no Holiday Inn em Fayetteville, Carolina do Norte, em 1973."
Moral da história: Frank Zappa pode ter sido um dos maiores malucos do rock, mas ainda assim era muito mais normal do que aquilo que reza a lenda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps