O que esperar dos repertórios do Dream Theater no Brasil? James LaBrie responde
Por Igor Miranda
Postado em 12 de julho de 2022
Os dois shows que o Dream Theater fará no Brasil, entre o fim de agosto e início de setembro, fazem parte da turnê que promove o álbum "A View from the Top of the World" (2021). A banda está na estrada desde o último mês de fevereiro em turnê pelo disco, tendo tocado na América do Norte e em vários países da Europa.
Dream Theater - Mais Novidades
Em termos de repertório, produção de palco e outros detalhes, o que os fãs do Dream Theater podem esperar dos shows no Brasil, marcados para rolar em São Paulo (Pavilhão Pacaembu, 31 de agosto, ingressos à venda) e Rio de Janeiro (Rock in Rio, 2 de setembro, ingressos esgotados)? Em entrevista ao canal IgorMiranda.com.br no YouTube (vídeo disponível ao fim da matéria), o vocalista James LaBrie buscou responder a esta pergunta.
Com relação ao setlist, inicialmente, LaBrie deixou claro que a banda busca mostrar um resumo de sua carreira quando sobe ao palco. "Em questão de setlist, estamos sempre tentando criar uma grande espécie de exposição de como o Dream Theater é musicalmente, englobando desde os primórdios até o álbum mais novo que estivermos promovendo", disse.
Na sequência, o cantor afirmou que o aspecto visual das apresentações também é relevante. "Para além disso, acho que a produção sempre foi de extrema importância para o Dream Theater, então nosso objetivo é criar algo em conformidade com o design de iluminação, com os vídeos que estiverem sendo projetados na tela, coisas do tipo. Acho que é somente uma questão de estarmos criando algo multidimensional. Algo que não seja apenas a música, mas que seja estimulante visualmente e que você não consiga esquecer, que deixe uma marca indelével na memória", afirmou.
De acordo com LaBrie, "isso é exatamente" o que o Dream Theater tem feito na atual turnê. "Acho que nossos fãs de toda a América do Sul têm sido sempre inacreditáveis, realmente dedicados. Eles realmente nos fazem ter certeza de que será uma grande experiência sempre que passarmos por lá, não somente para a banda, mas também pelo fato de que faremos essa trajetória ser uma grande experiência para nossos fãs. Acho que esse é o resultado, esse sentimento coletivo e essa celebração", afirmou.
Como é escolhido o repertório
Muitos fãs de Dream Theater têm debatido bastante sobre o repertório que a banda toca atualmente em turnê. Os shows estão sendo compostos de quatro músicas de "A View from the Top of the World" e outras seis faixas de seis álbuns diferentes – sem representantes de "Images and Words" (1992) e "Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory" (1999), dois trabalhos clássicos do grupo e homenageados em ocasiões passadas ao vivo.
Veja abaixo o setlist que o quinteto americano de metal progressivo tem tocado ao vivo:
1. The Alien
2. 6:00
3. Awaken the Master
4. Endless Sacrifice
5. Bridges in the Sky
6. Invisible Monster
7. About to Crash
8. The Ministry of Lost Souls
9. A View From the Top of the World
Bis:
10. The Count of Tuscany
É de se destacar que músicas como "The Ministry of Lost Souls", "6:00", "The Count of Tuscany" e "About to Crash", pouco lembradas em turnês passadas, tenham aparecido no setlist regular desta vez. Diante disso, ainda durante a entrevista ao IgorMiranda.com.br, James LaBrie contou um pouco como funciona a seleção do repertório da banda.
"Fazemos o que chamamos de setlist principal juntos; cada um de nós diz quais músicas gostaria de ver e então tiramos um denominador comum, verificamos quais músicas são as que mais aparecem em comum nos nossos setlists e então conversamos, discutimos as músicas em si e o que sentimos que estamos procurando", afirmou.
O pensamento principal, de acordo com o vocalista, é sempre nos fãs. "É preciso lembrar que estamos tentando criar algo que faça os fãs saírem do show dizendo ‘cara, foi tão legal eles terem tocado aquela música de novo’, ‘foi ótimo, eles voltaram a tocar algo do ‘Octavarium’’, ou do ‘Systematic Chaos’ ou do ‘Black Clouds (and Silver Linings)’, qualquer que seja. Mesmo indo mais para trás, ‘oh, eles tocaram algo do ‘Awake’, isso aí, legal’. Tem que ser algo que nos deixe confiantes, que nos faça pensar: ‘ok, estamos fazendo o dinheiro deles ser bem gasto’", afirmou.
E não se trata apenas de pensar no público que está vendo o Dream Theater pela primeira vez: a banda também busca não oferecer algo repetido a quem os vê ao vivo novamente. "Para alguns desses fãs, qual foi a última vez que estiveram em um show nosso? Mesmo para os fãs que nos viram na última turnê, precisamos dar algo para eles também, algo que os faça dizerem ‘uau, isso foi tão legal, fazia tempo que eu não ouvia essas músicas’", disse.
O trabalho não é fácil, de acordo com o vocalista, porque o catálogo musical do grupo é bastante extenso. "Entendam, meninos e meninas, estamos tentando fazer o que sentimos que melhor representa quem e o que somos hoje e o que estamos tentando dar a vocês é tudo o que consideramos ser uma boa junção e uma boa sensação do que representamos musicalmente", concluiu.
Dream Theater no Brasil
O Dream Theater fará dois shows no Brasil para promover o novo álbum "A View from the Top of the World". As apresentações ocorrem em São Paulo (Pavilhão Pacaembu, 31 de agosto, ingressos à venda) e Rio de Janeiro (festival Rock in Rio, 2 de setembro, ingressos esgotados). Assista à entrevista completa com James LaBrie (com legendas em português) no player de vídeo a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps