Para Joey Ramone, Metallica e thrash metal derivaram dos Ramones
Por André Garcia
Postado em 06 de julho de 2022
Ramones pode não agradar a todos, mas ninguém pode negar se tratar de uma das mais influentes bandas do rock. Formada em Nova Iorque em meados dos anos 70, deu origem a bandas como Sex Pistols, The Clash e Buzzcocks após sua primeira passagem pela Inglaterra, dando assim inicio ao que ficou conhecido como punk rock.
Na primeira metade da década de 80, muitos dos pioneiros do punk já haviam acabado, mudado de estilo, morrido ou caído na irrelevância. Entretanto, sua essência se manteve viva através de bandas de thrash metal, como o Metallica. E isso quem disse isso, conforme publicado pela Rock and Roll Garage, foi o próprio vocalista Joey Ramone, em entrevista na Finlândia para Heli Nevakare em 1991.
"[O punk rock] segue se desenvolvendo" declarou ele. "Nós demos início à revolução punk, e depois o thrash [metal] surgiu, bandas como Metallica, com Lars [Ulrich]. Ele nos assistiu em 1980 em Copenhage. Foi basicamente dali que ele tirou a ideia de combinar a música dos Ramones com influências de metal, como Black Sabbath, Deep Purple, e essas coisas. Ele levou aquilo para Los Angeles, onde formou a banda."
"Sabe, bandas como Megadeth, aquela coisa toda do thrash [metal] foi derivada dos Ramones. Sex Pistols, The Clash… tudo veio depois", concluiu.
O frontman e líder do Metallica, James Hetfield, jamais escondeu que os Ramones estão entre suas maiores influências. Em entrevista para a Music Radar em 2009 ele confessou: "Meus deuses rítmicos são Tony Iommi, Rudolf Schenker e Malcolm Young — caras que dão conta do recado. Misfits também, e até mesmo o Ramones, com sua simplicidade. Só palhetada para baixo! Assista a algum vídeo de Johnny Ramone que você vai fazer 'Uau!'"
Apesar disso, no álbum duplo de covers lançado pelo Metallica em 1998, "Garage Inc", não há Ramones em suas 16 faixas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps