The Doors: A opinião de Jim Morrison sobre Pink Floyd e Miles Davis
Por André Garcia
Postado em 05 de julho de 2022
O ano de 1967 foi marcado, entre outras coisas, pelo álbum de estreia do The Doors nos Estados Unidos e do Pink Floyd na Inglaterra. Na década seguinte, o quarteto britânico se tornou uma das maiores bandas do mundo com uma incrível sequência de grandes álbuns a cada dois anos: "Meddle" (1971), "The Dark Side of the Moon" (1973), "Wish You Were Here" (1975), "Animals" (1977) e "The Wall" (1979).
Mesmo tendo morrido antes desses discos serem lançados, conforme publicado pela Rock and Roll Garage, Jim Morrison já curtia banda, assim como o gênio do jazz Miles Davis. Em 1970, um ano antes de seu falecimento, o vocalista disse em entrevista para Bob Chorush:
"Eu ouvi eles [o Pink Floyd] no Hyde Park. Aconteceu de eu estar em Londres quando eles fizeram um show gratuito no Hyde Park [em 18 de julho de 1970]. Eu poderia ouvir bastante. Na verdade, quando eu ouvi eles e ouvi Miles [Davis] — achei bom esse som novo que ele faz agora — pensei: 'Eu sou um músico, tudo que eu sabia era que havia algo ali. E percebi que, se a gente não poderia seguir aquela direção e ser complexo como aquilo, então era melhor fazermos o que fazemos de melhor, que é blues."
"Acredito que o Pink Floyd esteja junto há um tempo fazendo aquele tipo de música. Obviamente, Miles vem fazendo toda a sua vida, creio que não dá para alcançar aquilo de um dia para o outro. Na verdade, eu não sei nada de jazz, mas para mim, é uma música baseada no improviso, onde você começa com uma vaga ideia do caminho a seguir, mas que pode virar algo diferente. Para mim, há um [tipo de] show onde sabem exatamente o que vão fazer, cada passo, e vão lá e tocam várias músicas. E tem outro tipo onde você pode sentir os músicos alcançando algo, e é esse o tipo que eu curto."
Em outubro de 2021, o guitarrista do The Doors Robby Krieger respondeu algumas perguntas dos fãs. Uma delas foi se a banda teve alguma relação com o Pink Floyd. "Não", foi a resposta. "Eu gostaria de ter, mas eles estavam na Inglaterra, nós estávamos nos Estados Unidos, e nunca estivemos juntos numa mesma turnê, infelizmente", lamentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Rush toca "Moving Pictures" na íntegra em terceiro show da nova turnê
Com mais de 40 atrações, Monsters of Rock Cruise fecha cast para viagem de 2027
A opinião de Mike Portnoy sobre o primeiro show da nova baterista do Rush
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
Os 25 melhores discos de gothic metal de todos tempos, segundo a Louder
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Show do Kiss deu origem a uma das maiores bandas da história do thrash metal
A música pouco lembrada de Elton John que ele ama; "Uma grande faixa de rock and roll"
Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
De "N.I.B." a MBE; Tony Iommi recebe condecoração por serviços à música e à caridade



A canção que fez Ray Manzarek decidir montar os Doors com Jim Morrison
4 hits de rock de 1971 que praticamente sumiram do rádio, segundo a American Songwriter
O vocalista que recusou The Doors e Deep Purple, mas depois entrou em outra banda gigante
O dia em que guitarrista do The Doors tocou na TV com olho roxo devido a soco recebido
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Bandas que duraram pouco tempo, mas ficaram marcadas para sempre


