The Doors: A opinião de Jim Morrison sobre Pink Floyd e Miles Davis
Por André Garcia
Postado em 05 de julho de 2022
O ano de 1967 foi marcado, entre outras coisas, pelo álbum de estreia do The Doors nos Estados Unidos e do Pink Floyd na Inglaterra. Na década seguinte, o quarteto britânico se tornou uma das maiores bandas do mundo com uma incrível sequência de grandes álbuns a cada dois anos: "Meddle" (1971), "The Dark Side of the Moon" (1973), "Wish You Were Here" (1975), "Animals" (1977) e "The Wall" (1979).
Mesmo tendo morrido antes desses discos serem lançados, conforme publicado pela Rock and Roll Garage, Jim Morrison já curtia banda, assim como o gênio do jazz Miles Davis. Em 1970, um ano antes de seu falecimento, o vocalista disse em entrevista para Bob Chorush:
"Eu ouvi eles [o Pink Floyd] no Hyde Park. Aconteceu de eu estar em Londres quando eles fizeram um show gratuito no Hyde Park [em 18 de julho de 1970]. Eu poderia ouvir bastante. Na verdade, quando eu ouvi eles e ouvi Miles [Davis] — achei bom esse som novo que ele faz agora — pensei: 'Eu sou um músico, tudo que eu sabia era que havia algo ali. E percebi que, se a gente não poderia seguir aquela direção e ser complexo como aquilo, então era melhor fazermos o que fazemos de melhor, que é blues."
"Acredito que o Pink Floyd esteja junto há um tempo fazendo aquele tipo de música. Obviamente, Miles vem fazendo toda a sua vida, creio que não dá para alcançar aquilo de um dia para o outro. Na verdade, eu não sei nada de jazz, mas para mim, é uma música baseada no improviso, onde você começa com uma vaga ideia do caminho a seguir, mas que pode virar algo diferente. Para mim, há um [tipo de] show onde sabem exatamente o que vão fazer, cada passo, e vão lá e tocam várias músicas. E tem outro tipo onde você pode sentir os músicos alcançando algo, e é esse o tipo que eu curto."
Em outubro de 2021, o guitarrista do The Doors Robby Krieger respondeu algumas perguntas dos fãs. Uma delas foi se a banda teve alguma relação com o Pink Floyd. "Não", foi a resposta. "Eu gostaria de ter, mas eles estavam na Inglaterra, nós estávamos nos Estados Unidos, e nunca estivemos juntos numa mesma turnê, infelizmente", lamentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps