The Doors: A opinião de Jim Morrison sobre Pink Floyd e Miles Davis
Por André Garcia
Postado em 05 de julho de 2022
O ano de 1967 foi marcado, entre outras coisas, pelo álbum de estreia do The Doors nos Estados Unidos e do Pink Floyd na Inglaterra. Na década seguinte, o quarteto britânico se tornou uma das maiores bandas do mundo com uma incrível sequência de grandes álbuns a cada dois anos: "Meddle" (1971), "The Dark Side of the Moon" (1973), "Wish You Were Here" (1975), "Animals" (1977) e "The Wall" (1979).
Mesmo tendo morrido antes desses discos serem lançados, conforme publicado pela Rock and Roll Garage, Jim Morrison já curtia banda, assim como o gênio do jazz Miles Davis. Em 1970, um ano antes de seu falecimento, o vocalista disse em entrevista para Bob Chorush:
"Eu ouvi eles [o Pink Floyd] no Hyde Park. Aconteceu de eu estar em Londres quando eles fizeram um show gratuito no Hyde Park [em 18 de julho de 1970]. Eu poderia ouvir bastante. Na verdade, quando eu ouvi eles e ouvi Miles [Davis] — achei bom esse som novo que ele faz agora — pensei: 'Eu sou um músico, tudo que eu sabia era que havia algo ali. E percebi que, se a gente não poderia seguir aquela direção e ser complexo como aquilo, então era melhor fazermos o que fazemos de melhor, que é blues."
"Acredito que o Pink Floyd esteja junto há um tempo fazendo aquele tipo de música. Obviamente, Miles vem fazendo toda a sua vida, creio que não dá para alcançar aquilo de um dia para o outro. Na verdade, eu não sei nada de jazz, mas para mim, é uma música baseada no improviso, onde você começa com uma vaga ideia do caminho a seguir, mas que pode virar algo diferente. Para mim, há um [tipo de] show onde sabem exatamente o que vão fazer, cada passo, e vão lá e tocam várias músicas. E tem outro tipo onde você pode sentir os músicos alcançando algo, e é esse o tipo que eu curto."
Em outubro de 2021, o guitarrista do The Doors Robby Krieger respondeu algumas perguntas dos fãs. Uma delas foi se a banda teve alguma relação com o Pink Floyd. "Não", foi a resposta. "Eu gostaria de ter, mas eles estavam na Inglaterra, nós estávamos nos Estados Unidos, e nunca estivemos juntos numa mesma turnê, infelizmente", lamentou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
Morre Ross "The Boss", membro fundador e ex-guitarrista do Manowar
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Stanley Simmons lança segunda música, "Dancing While the World is Ending"
Tecladista não virá ao Brasil na próxima turnê do Guns N' Roses
O cantor que melhor interpretou Ozzy Osbourne, segundo Gastão Moreira
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire


A canção do Doors que nasceu no fim de uma relação, virou pesadelo no palco e foi pra guerra
A música do The Doors que dava sono em Paul Gilbert: "isso era chato pra mim"
O melhor álbum do The Doors de todos os tempos, segundo Alice Cooper
A época em que Regis Tadeu ganhava a vida fazendo covers de The Doors e Lou Reed
Jim Morrison: aparecendo como fantasma na Virgínia?
Doors - Perguntas e respostas e curiosidades


