A influência do Rage Against The Machine em uma música da Legião Urbana
Por Bruce William
Postado em 25 de agosto de 2022
Em um vídeo da série "Qual é a história de...", Júlio Ettore, que faz vídeos sobre histórias envolvendo bandas brasileiras de Rock, principalmente dos anos oitenta, relata seis curiosidades sobre "Perfeição", música lançada pela Legião Urbana no seu álbum de 1993, "O Descobrimento do Brasil".
Legião Urbana - Mais Novidades
Dentre elas, está o fato da canção ser, efetivamente, um Rap: "Em 'Perfeição', o Renato vai recitando os seus versos, que são uma espécie de manifesto político sobre o Brasil dos anos 1990, válido até hoje, penso eu. A ideia era que o arranjo ficasse entre o rock e o rap, e que o Renato mais declamasse os versos do que propriamente os cantasse. Isso era diferente do que costumávamos fazer" disse Dado Villa-Lobos em sua autobiografia, conforme mostra Júlio no vídeo.
Em seguida, Júlio explica que várias faixas deste disco são um reflexo do que acontecia no Rock na época como o uso de guitarras distorcidas, que ainda segundo o Dado seriam influência do grunge de grupos como o Nirvana, e em "Perfeição" a coisa do rap é uma influência do Rage Against The Machine, do que ficou conhecido como rap-metal, que Dado cita no livro dele.
"Também dentro desta semelhança com o rap", diz Júlio, "vale lembrar que 'Perfeição' tem uma batida eletrônica, que foi feita pelo (Marcelo) Bonfá e que está creditada no disco como 'rhythm track', mas ele também toca junto uma bateria acústica, o que dá mais peso pra música", explica.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps