Roger Waters sobre tocar Pink Floyd sem David Gilmour: "Não tenho problema algum"
Por André Garcia
Postado em 15 de agosto de 2022
O Pink Floyd surgiu na segunda metade dos anos 60, e ao longo da década de 70 conquistou de tudo: vendeu milhões de cópias, emplacou hits nas rádios e lotou estádios por onde passava. E não era para menos, afinal de contas, naquele período enfileirou obras-primas a cada dois anos: "Meddle" (1971), "The Dark Side of the Moon" (1973), "Wish You Were Here" (1975), "Animals"(1977) e "The Wall" (1979).
Tal sucesso foi em muito graças à combinação das letras e conceitos do baixista Roger Waters com os solos e melodias do guitarrista David Gilmour. Nos anos 80, no entanto, dois anos após o lançamento do flopado "The Final Cut" (1983), a parceria chegou ao fim com Roger deixando a banda brigado com David — desavença essa que ainda dura até hoje.
Em entrevista para a Music Radar em 2012, Gilmour confessou desconforto ao tocar as músicas do "The Dark Side of the Moon" sem seu antigo colega: "Em termos de letras, 'The Dark Side of The Moon' é sem dúvidas o bebê de Roger [Waters]. Eu me sinto meio desconfortável de tocar sem ele, mas não o bastante para deixar de tocar."
Waters, por outro lado, já rodou o mundo tocando na íntegra tanto "The Dark Side of the Moon" quanto "The Wall" sem qualquer outro membro de sua antiga banda. E, conforme publicado pela Rock Celebrities, já deixou claro que não tem o menor problema com isso:
"Eu toco muitas músicas do 'The Dark Side of the Moon', de certa forma, contra meu melhor julgamento. Eu estou sob a pressão de todas aquelas pessoas para as entregar algo dele. E eu curto, porque eu escrevi as músicas, e eu ainda gosto delas, e ainda defendo o que disse em 'Us and Them", 'Money' e 'Eclipse'. Eu não tenho problema algum em tocar aquelas músicas, e 'Comfortably Numb' e 'Wish You Were Here' com essa banda."
Em sua atual turnê, This is Not a Drill, Roger Waters toca diversos clássicos do Pink Floyd. Segundo o site setlist.fm, no show do último dia 10 de agosto, nos Estados Unidos, por exemplo, das 24 músicas tocadas 16 foram do Pink Floyd, abrangendo os álbuns de "Meddle" a "The Final Cut"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps