Roger Waters defende Rússia e China e ataca EUA em entrevista
Por Bruce William
Postado em 08 de agosto de 2022
Roger Waters (Pink Floyd), foi entrevistado por Michael Smerconish, da CNN, que perguntou ao baixista por qual motivo ele incluiu Joe Biden, atual presidente norte-americano, na lista de "criminosos de guerra" ao lado do ex-presidente Donald Trump, e Roger explicou que Biden é "um criminoso de guerra" por causa de suas decisões sobre o conflito na Ucrânia. "Bem, pra começo de conversa ele está colocando lenha na fogueira", diz Waters. "Isto é um grande crime. Por que os EUA não encoraja Zelensky (presidente ucraniano) a negociar, abreviando a necessidade dessa guerra horrenda?"

Michael retruca que Roger está acusando erroneamente a parte errada, a que foi invadida, e Roger rebate: "Bem, qualquer guerra, quando ela começa? O que você precisa fazer é olhar para a história e dizer: 'Bem, começou neste dia'. Você pode dizer que ela começou em 2008. Essa guerra é basicamente uma ação e reação da OTAN ter avançado contra a fronteira russa, que eles prometeram que não fariam quando Gorbachev (Mikhail, ex-Chefe de Estado da Rússia) negociou a retirada da URSS de toda a Europa Oriental.
Smerconish então questiona: "E sobre nosso (EUA) papel como libertadores?", e Roger novamente retruca: "Não temos papel algum como libertadores". Daí os dois começam a debater a história da Segunda Guerra Mundial, com Waters mencionando coisas tipo "25 milhões de russos perderam a vida nos protegendo da ameaça nazista". E depois, o baixista ainda diz para seu interlocutor: "Sugiro que você, Michael, vá e leia um pouco mais, e tente imaginar o que os Estados Unidos fariam se a China instalasse mísseis nucleares no México e Canadá".
Neste ponto, a conversa acabou caindo sobre a China e Taiwan, com Waters dizendo: "Eles (os chineses) não estão cercando Taiwan: Taiwan faz parte da China, algo que tem sido aceito por toda a comunidade internacional desde 1948, e se você não sabe disso, você não está lendo o suficiente. Vá e leia sobre isso", disse o baixista, acrescentando ainda: "Você está acreditando na propaganda do seu site".
Michael argumenta então que Pequim está no topo da lista de países que violam os Direitos Humanos, e Waters responde, em tom de ironia: "Os chineses invadiram o Iraque e mataram um milhão de pessoas em 2003. A menos que eu me lembre, opa, espere um pouco, foi a China que cometeu assassinatos e massacres (no Iraque)?".
No final do vídeo, apesar de discordarem de seus pontos de vista, Waters e Michael sorriem um pro outro e apertam a mão, em sinal de respeito e admiração.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
O baterista que estava fora do alcance de Dave Grohl; "fisicamente nem musicalmente capaz"
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
O baterista que para Roger Waters só seria igualado por Keith Moon
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
A crítica hipócrita que Roger Waters faz a Bob Dylan: "Não assisto, é perturbador"
O controvertido álbum dos anos setenta que Roger Waters colocou entre seus cinco favoritos
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
A canção do Pink Floyd que fala de Syd Barrett e Roger Waters, mas eles não participam dela
"Eu estava na casa dos 30 anos quando Roger saiu do nosso pequeno grupo pop", diz Gilmour


