The Who: O motivo pelo qual Pete Townshend achava "Pinball Wizard" horrível
Por André Garcia
Postado em 07 de agosto de 2022
Em 1969, as duas maiores bandas do rock britânico — Beatles e Rolling Stones — haviam parado de fazer shows ao vivo. E o The Who, que já era considerado uma das maiores, com o lançamento de "Tommy" (1969) fez um sucesso de proporções sísmicas. Sucesso esse em muito devido ao maior hit do álbum (e um dos maiores da banda): "Pinball Wizard".
No entanto, conforme publicado pela Far Out Magazine, seu compositor Pete Townshend no começo não gostava nem um pouco dela, e precisou ser convencido de que tinha algo especial em suas mãos.
"Eu detestava ela. Eu pensava: 'Meu deus, isso é horrível, a música mais desajeitada que eu já escrevi. Meu deus, que vergonha… Isso soa como uma canção Music Hall!" Eu a rascunhei e todos os versos tinham o mesmo tamanho, não tinha nenhum tipo de ponte. [Eu pensei que] Aquilo seria uma bola fora, mas segui em frente."
"Eu tentei o mesmo pastiche de guitarra barroca do começo de 'I'm a Boy', e depois [acrescentei] uma vigorosa guitarra estilo flamenco. Eu estava apenas pegando as ideias, gravei uma demo e levei para o estúdio… e todo mundo adorou."
"Damon Lyon-Shaw [engenheiro de som em 'Tommy'] disse: 'Pete, essa é um hit!' Todo mundo estava realmente empolgado, e de repente eu pensei: 'Será mesmo que eu escrevi um hit?' A única pessoa que eu pensei que nos daria uma crítica positiva seria um fanático por pinball."
Primeiro single de "Tommy", "Pinball Wizard" foi lançada em março de 1969, chegando em #19 nas paradas da Billboard e em #4 nas paradas britânicas — para onde retornou em 1976 na voz de Elton John. De acordo com o site setlist.fm, ela é a segunda música mais tocada ao vivo pelo The Who. Com 897 execuções, está atrás apenas de "Won't Get Fooled Again".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps