Luis Mariutti comenta os principais motivos que causaram sua saída do Angra
Por Bruce William
Postado em 05 de agosto de 2022
Neste corte da participação de Luis Mariutti e Alirio Netto no Flow Podcast, o baixista comenta que sua saída do Angra em 2000 "não foi tranquila, não", e explica que, pra ele, o problema foi o gerenciamento que não soube lidar com os integrantes individuais da banda. "O empresário na época era tão amador quanto a banda", conta Luis, que depois concorda com o que dizem no bate-papo, que o ego é o principal elemento que causa conflitos em bandas.
Angra - Mais Novidades
Daí mais adiante Luis deixa claro que a questão dos direitos sobre as músicas foi outro dos grandes fatores que causou sua saída: "Na época que a gente começou era assim: 'Quem teve a ideia principal é o cara da música'. E aí você vai vendo esta coisa dos direitos autorais, das composições. A gente ficou três meses lá no sítio (na época do "Holy Land", que saiu em 1996). Hoje em dia a minha cabeça é assim: se eu fiquei três meses no sítio eu ajudei muito, então o meu nome tem que estar em todas as músicas. Se eu estava lá na composição das músicas, mesmo que eu tenha botado (somente) um ponto na música, meu nome pode estar em último e eu posso ser quem menos ganha, mas não vou deixar passar de meu nome não estar lá".
Luis prossegue: "Naquela época era tipo 'meu nome não está aí mas tá ok, beleza!'. Cara, fiquei três meses no sítio tocando oito horas por dia, como que o meu nome pode estar numa música só? A gente acordava, puxava ritmos, a parte da música, riffs e não sei o quê", conta o baixista. "Então é questão de você saber o seu lugar. Na época eu não me impunha, então a culpa era minha. Eu fazia as coisas mas não brigava depois. Então vai passar batido, depois de dez anos ninguém vai lembrar que aquilo ali fui eu que fiz".
A música do Shaman que surgiu por acaso e Luis Mariutti convenceu Andre Matos a gravar
Luis confessa não ser o cara que geralmente traz uma música para a banda, mas fala de uma ocasião em que o Andre Matos estava tocando "Born To Be" ao piano, música que o Shaman lançaria no álbum "Reason", de 2005. "Ele estava lá no fim do ensaio, todo mundo já tinha ido embora e ele começou a tocar uma coisinha de nada no piano. Eu ouvi, fui lá e falei pro Andre: 'Temos uma última música, está aqui o refrão, etc'. E fizemos a 'Born To Be'. Então a minha participação é sempre mais dessa maneira, e o Andre sempre falava 'Não posso terminar o disco sem perguntar estas coisas pro Luis'".
"Só que quando chegava na questão do direito autoral e ficava 'o que o Luis fez? Ah, mas ele não fez essa música. Essa aqui também não'. Meu nome ia sumindo das músicas, e sobrava somente uma música eventual que eu havia feito. Mas você tem que brigar pelas ideias que você dá, pelas coisas que você faz".
Por fim, Luis admite que ele tem este problema consigo mesmo, de uma coisa que causou mal para ele no decorrer dos anos mas que foi culpa dele mesmo. "Hoje em dia não deixaria isto acontecer, inclusive pelos meus filhos e minha família".
A participação de Luis Mariutti e Alirio Netto no Flow Podcast #83 pode ser conferida, na íntegra, no player abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
AC/DC, Maiden e festivais de R$ 3 mil: 1 em cada 4 brasileiros já se endividou por shows
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black

Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Angra fará novos shows de reunião? Empresário afirma que dependerá da química no Bangers
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Kiko Loureiro diz que foi idiota tocar no Rock in Rio com Angra e quase perder filha nascer
A curiosa maneira como Rafael Bittencourt identifica quem é músico na plateia do Angra


