Judas Priest: Rob Halford comenta a influência de Led Zeppelin e Queen
Por André Garcia
Postado em 05 de agosto de 2022
O eterno vocalista do Judas Priest é uma das mais influentes figuras do heavy metal com seu vocal agudo que serviu de inspiração para incontáveis bandas. Esteticamente ele também deixou uma profunda marca no rock com suas roupas de couro e suas tradicionais e triunfais entradas no palco a bordo de uma Harley-Davidson.
Para a Music Radar Halford falou sobre álbuns e bandas que não apenas o influenciaram em sua carreira como também mudaram sua vida. Nessa lista, como não poderia deixar de ser, estão presentes duas das maiores bandas do rock britânico, e grandes influências do heavy metal: Led Zeppelin e Queen.
Led Zeppelin
"['Led Zeppelin II' é] provavelmente um disco mais específico em termos das raízes do heavy metal. Quando ouvi os riffs que Jimmy [Page] tocava, tive o entendimento de para onde as coisas estavam indo. Por mais que o Led Zeppelin jamais tenha dito 'Temos um pouco de heavy metal em nós', é bem nítido que aquilo estava lá o tempo todo."
"Os riffs e o jeito como eles tocavam ao vivo, parecia meio que um Cream com esteroides! John Bonham destruía a bateria, e junto com a poderosa musicalidade de Jimmy Page e John Paul Jones, eles criaram um som simplesmente incrível. E ainda tinha Robert Plant, gritando e uivando de um jeito que jamais tínhamos ouvido antes. Led Zeppelin era uma banda tão importante…"
Queen
"Outro grande frontman, Freddie Mercury. Eu lembro quando [Judas] Priest estava gravando 'Rocka Rolla', nosso primeiro disco, no Trident Studios em Soho, Londres. Por acaso, o Queen estava fazendo umas gravações lá também. Nós ouvimos algumas das primeiras demos e faixas, e elas já eram de explodir a cabeça!"
"Eles eram tão ousados. O estilo de produção que eles estavam buscando, com todas aquelas camadas de vocais… eles estavam quebrando todas as regras! A gente ouvia a um programa de rock na BBC Radio, acho que às 4 horas da tarde de domingo, e aquele cara Alan Freeman tocava Queen toda semana. Era muito legal ouvir aquela música incrível se espalhando pelas ondas do rádio."
"Musicalmente, eles eram notáveis, e o que Freddie fazia com a voz — e toda sua personalidade no palco — mudou a minha vida. Eu tenho um respeito enorme por eles."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps