Como o The Clash foi influenciado pelo surgimento do hip hop
Por André Garcia
Postado em 24 de setembro de 2022
Em 1976, quando o disco de estreia do Ramones desembarcou nos portos da Inglaterra, causou um grande e imediato impacto. A banda, habituada a tocar pelo underground nova-iorquino, foi chamada para fazer uma turnê britânica — e o resultado foi o surgimento das primeiras bandas punk inglesas, como Sex Pistols, Buzzcocks e The Clash.
Sempre politicamente engajado, o The Clash ficou conhecido por suas letras contra a pobreza, a discriminação e a opressão policial sofrida pelas minorias. Tanto que logo começaram a misturar ao punk o reggae, então considerada música dos guetos. E Joe Strummer e companhia não pararam por aí, incorporando os mais diversos ritmos e influências a seu som a partir do clássico "London Calling".
Muitos consideram 1986 o ano em que o rock e o rap se encontraram, e isso graças ao produtor Rick Rubin. Afinal de contas, foi ele que produziu tanto a parceria entre Run-D.M.C e Aerosmith em "Walk This Way" quanto o álbum de estreia dos Beastie Boys, que já abria com um sample do Led Zeppelin. Entretanto, anos antes, o The Clash já havia assimilado o hip hop em sua bagagem musical.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, a banda teve contato com aquele novo gênero musical em sua passagem por Nova Iorque no começo dos anos 80, quando o rap estava em ebulição.
"Quando visitávamos os lugares, nós éramos afetados por eles", relembrou o guitarrista Mick Jones. "Para mim, Nova Iorque estava realmente acontecendo naquele momento. O guitarrista saía pelas ruas tocando músicas em um aparelho de som em seu ombro. Joe [Strummer] prestigiava os grafiteiros, e eu estava absorvendo coisas como dançarinos de break e rap."
A passagem do The Clash por Nova Iorque foi documentada pelo diretor Don Letts no filme The Clash: Westway to the World. Em entrevista de 2013 para a Goldmine, ele falou sobre o intercâmbio cultural feito pela banda:
"Na época em que o The Clash esteve lá, as pessoas precisam ter em mente que, do verão de 81 ao de 82, aquela coisa toda de hip hop estava explodindo — e saindo do Bronx e do Harlem. Por um breve momento, rolava umas festas de punk e hip hop do mesmo jeito que tivemos festas de punk com reggae em Londres. E aquilo era algo bacana de se ver, como estávamos inspirando uns aos outros através da compreensão de nossas diferenças."
Entretanto, antes mesmo daquela viagem a influência do hip hop já estava presente no caldeirão sonoro do The Clash. "The Magnificen Seven", do álbum triplo "Sandinista" (1980), foi construída ao redor de uma linha de baixo de Norman Watt-Roy, e também foi escrita e cantada aos moldes dos rappers.
Lançada como single em 1981, pode não ter entrado nas paradas de sucesso, mas caiu nas graças das rádios de rap de Nova Iorque. E para Joe Strummer, aquilo foi mais importante do que um disco de diamante pendurado na parede.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps