Tony Iommi relembra sua amizade com o "inventor" Eddie Van Halen
Por André Garcia
Postado em 06 de setembro de 2022
Na segunda metade dos anos 60, o rock se tornou psicodélico, e ficou pesado com o surgimento do Cream. Com a separação da banda em 1968, o Led Zeppelin e o Jeff Beck Group carregaram a tocha do rock pesado, abrindo caminho para que em 1970 o Black Sabbath lançasse seu debut, autointitulado, e o Deep Purple lançasse "In Rock" — grandes influências para o nascimento do heavy metal.
Black Sabbath - Mais Novidades
A partir de 1977, com o surgimento do punk, o mundo do rock mudou subitamente. As bandas do começo da década assistiram à chegada de uma nova geração com os dois pés na porta. Assim foi quando Van Halen saiu em turnê abrindo show para o Black Sabbath, que já não tinha mais a mesma pegada de outrora.
Ao contrário do que pode parecer, entre os guitarristas Tony Iommi e Eddie Van Halen não houve a rivalidade característica a músicos de diferentes gerações. Muito pelo contrário, os dois tinham muita admiração pelo outro, e se tornaram bons amigos. Conforme publicado pela Far Out Magazine, em entrevista pouco após a morte de Eddie, Iommi falou sobre a relação entre eles.
"Eu simplesmente não sei como ele conseguia tocar daquele jeito. Ninguém pode tocar como ele. Nós realmente conhecemos bem um ao outro naquela turnê. Ele costumava aparecer no meu camarim na maioria das noites, após o show — ou eu aparecia no dele —, e ficávamos lá conversando."
"Costumávamos ter ótimos momentos juntos. Nós realmente abríamos o coração um com o outro. O que eu gostava em Eddie, era que ele era um inventor. Ele sempre queria aparecer com alguma novidade. Ele dava duro para construir seus próprios amplificadores, e trabalhava em suas guitarras o máximo que podia para deixá-las mais confortáveis para ele. Ele sempre foi muito inovador em um monte de coisa."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
A banda "ridícula" que Rick Rubin achou que jamais faria sucesso, mas ele estava errado
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
A música do Led Zeppelin que Robert Plant tentou banir por achar "pomposa"
Rob Halford encontrou a fé depois que parou de beber e usar drogas
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
O melhor disco do Mastodon, segundo a Metal Hammer
Ganha força rumor sobre turnê conjunta de System of a Down e Faith No More
O álbum de metal sem a qual o Nirvana não existiria, de acordo com Krist Novoselic
Genesis prepara reedição do álbum de estreia, "From Genesis to Revelation"


Como as guerras moldaram a sonoridade do Black Sabbath, segundo Geezer Butler
Geezer Butler sobre Ozzy: "o maior frontman, cantor e personalidade da música"
Geezer Butler encarou críticas negativas ao Black Sabbath como "medalha de honra"
O riff clássico do Black Sabbath que surgiu após suposta aparição de um fantasma
Geezer Butler relembra Ozzy Osbourne e último show do Black Sabbath
"Sinto falta de quem eu era antes da morte do meu pai", declara Kelly Osbourne
Tony Iommi relembra Ozzy Osbourne; "Parece que ele ainda está aqui conosco"
A música do Black Sabbath que Geezer Butler aponta como precursora do doom metal
8 clássicos do metal lançados por músicos que mal tinham saído da adolescência
Os 10 melhores álbuns de doom metal de todos os tempos


