The Doors: O motivo pelo qual Jim Morrison preferia tocar em locais pequenos
Por André Garcia
Postado em 04 de setembro de 2022
O The Doors surgiu na segunda metade dos anos 60 tocando em bares e pequenos clubes até que passou por um período como banda residente do lendário Whisky a Go Go. Construindo uma reputação de fazer shows incendiários e provocantes, a partir dali começou a tocar em lugares cada vez maiores.
Doors - Mais Novidades
Entretanto, Jim Morrison e companhia não eram chegados a tocar em grandes arenas, muito menos em festivais abertos, preferindo locais menores e mais intimistas. Conforme publicado pela Far Out Magazine, o vocalista certa vez discorreu sobre essa sua preferência em entrevista.
"Eu sempre tento fazer eles [os espectadores] se levantarem, se sentirem livres para se moverem como quiserem. Não para provocar uma situação caótica, é só que como você vai ficar colado a uma cadeira sendo bombardeado com todo aquele ritmo intenso sem querer expressar aquilo em movimento? Eu gosto de ser livre, não acorrentado."
"Além disso, eu curto trabalhar. Nada é mais divertido do que tocar música para uma plateia. Você pode improvisar nos ensaios, mas é meio que uma atmosfera morta. Não tem o retorno do público. Não há tensão, de fato, porque em um clube com um público pequeno, você está livre para fazer qualquer coisa. Você ainda se sente na obrigação de mandar bem, então não pode se soltar completamente — tem gente vendo."
"Então tem aquela bela tensão. Há liberdade, e, ao mesmo tempo, obrigação de tocar bem. Eu poderia trabalhar o dia todo, ir para casa, tomar um banho, trocar de roupas, e depois tocar dois ou três sets no Whisky [a Go Go], e adorar aquilo. Do mesmo jeito como um atleta adora correr para manter a forma."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Próximo disco de estúdio do Exodus será lançado no dia 20 de março
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler
Tribulation anuncia Luana Dametto como baterista de sua próxima turnê
Roger Waters admite medo de ser morto a mando de Donald Trump
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse


O único nome realmente genial do "Clube dos 27", segundo Sérgio Martins
A banda que "nocauteou" Ray Manzarek, do The Doors; "Acho que era minha favorita"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O Jim Morrison que Roger McGuinn viu de perto, longe do mito do "Rei Lagarto"
A lógica dark e assombrosa dos Doors
The Doors: Jim Morrison e o "Mr. Mojo Risin'"


