The Doors: O motivo pelo qual Jim Morrison preferia tocar em locais pequenos
Por André Garcia
Postado em 04 de setembro de 2022
O The Doors surgiu na segunda metade dos anos 60 tocando em bares e pequenos clubes até que passou por um período como banda residente do lendário Whisky a Go Go. Construindo uma reputação de fazer shows incendiários e provocantes, a partir dali começou a tocar em lugares cada vez maiores.
Doors - Mais Novidades
Entretanto, Jim Morrison e companhia não eram chegados a tocar em grandes arenas, muito menos em festivais abertos, preferindo locais menores e mais intimistas. Conforme publicado pela Far Out Magazine, o vocalista certa vez discorreu sobre essa sua preferência em entrevista.
"Eu sempre tento fazer eles [os espectadores] se levantarem, se sentirem livres para se moverem como quiserem. Não para provocar uma situação caótica, é só que como você vai ficar colado a uma cadeira sendo bombardeado com todo aquele ritmo intenso sem querer expressar aquilo em movimento? Eu gosto de ser livre, não acorrentado."
"Além disso, eu curto trabalhar. Nada é mais divertido do que tocar música para uma plateia. Você pode improvisar nos ensaios, mas é meio que uma atmosfera morta. Não tem o retorno do público. Não há tensão, de fato, porque em um clube com um público pequeno, você está livre para fazer qualquer coisa. Você ainda se sente na obrigação de mandar bem, então não pode se soltar completamente — tem gente vendo."
"Então tem aquela bela tensão. Há liberdade, e, ao mesmo tempo, obrigação de tocar bem. Eu poderia trabalhar o dia todo, ir para casa, tomar um banho, trocar de roupas, e depois tocar dois ou três sets no Whisky [a Go Go], e adorar aquilo. Do mesmo jeito como um atleta adora correr para manter a forma."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
Parceria com Yungblud rende marca histórica ao Aerosmith
Smith/Kotzen confirma show em Curitiba para 2026

A marcante música dos Doors que começou folk, ganhou sotaque latino e virou criação coletiva
O Jim Morrison que Roger McGuinn viu de perto, longe do mito do "Rei Lagarto"
"Estúpidos de doer"; a adorada banda que, para Lou Reed, concentrava tudo que ele odiava
As 20 piores cinebiografias da história na opinião da Classic Rock
Listed: TV americana elege os maiores bad boys da música


