O papo reto que Ronnie James Dio mandou para Axl e o Guns N' Roses
Por Bruce William
Postado em 13 de outubro de 2022
Uma entrevista com Ronnie James Dio em vídeo, até então inédita, foi publicada online recentemente no youtube. Realizada em maio de 1990 em Dortmund, na Alemanha, a conversa gira basicamente em torno da entrada, na banda, do então jovem guitarrista Rowan Robertson, de apenas 16 anos de idade, que havia acontecido havia poucos meses.
Pouco depois dos vinte minutos de vídeo, Ronnie fala sobre a cena roqueira da época e cita o Guns N' Roses, que estava no auge após uma explosiva ascensão que em pouquíssimo tempo fez com que a banda chegasse ao topo. Dio, obviamente, percebeu aquilo e reconheceu o imenso talento que estava ali, mas ele também percebeu que alguma coisa parecia não estar indo bem.
"O Guns N' Roses ainda tem muito mais a provar", começa Dio, comentando em seguida que o GNR vendeu milhões de discos tendo lançado tão pouco material, e depois disso ele teve a impressão que eles "se deitaram sobre os louros conquistados", o que levou Dio a dizer, logo em seguida, que ele achava que Axl deveria pegar firme pra produzir mais material: "Ele tem muito talento. Eles podem fazer muito sucesso por causa da insatisfação dos jovens com a vida em geral, e ele (Axl) conseguiu refletir bem este sentimento, assim como a banda".
Daí Ronnie fala sobre o simbolismo que ele enxergava na postura do guitarrista Slash: "Ele enfiou a cartola por cima da cabeça como que dizendo 'não preciso olhar pra vocês'". Para Dio, esta atitude pode ser replicada pelos jovens que com isso se sentem incentivados a "colocar um chapéu na cabeça" para cobrir os olhos e não encarar pais, professores ou autoridades. "E eles (GNR) são os heróis desses jovens que estão insatisfeitos com problemas sociais, econômicos, falta de moradia, prostituição, drogas. Digo, nós criamos esse mundo, todos nós seres humanos criamos esse mundo em que vivemos que o Guns N' Roses retrata e repudia (neste momento Dio faz sinal de V com as costas da mão para fora, que significa desafiar a autoridade de alguém).
Porém o vocalista novamente repete que, para ele, o Guns N' Roses ainda tinha muito trabalho pela frente: "Mas eles têm que se provar mais como uma banda, já que não podem descansar sobre os 12 milhões de álbuns que venderam", passando a falar, em seguida, sobre o Whitesnake que havia vendido oito milhões de cópias para usar como exemplo de que as coisas mudam muito rapidamente.
Ronnie James Dio nos deixou prematuramente no dia 16 de maio de 2010. Quase quatro anos mais tarde, em abril de 2014, o Guns N' Roses se apresentou no Revolver Golden Gods Awards de Los Angeles, evento em que Axl Rose recebeu das mãos do ator Nicolas Cage o prêmio "Ronnie James Dio Lifetime Achievement Award" (vídeo abaixo).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps