Cantor de ópera Andrea Bocelli exalta Elvis Presley e Freddie Mercury
Por André Garcia
Postado em 24 de novembro de 2022
Um dos maiores cantores de ópera de sua geração, o tenor italiano Andrea Bocelli começou a estudar música aos 7 anos. Atualmente com 64, ele já faturou cinco estatuetas no Brit Awards e três grammys, compôs três operas completas e já vendeu mais de 70 milhões de discos pelo mundo.
Freddie Mercury - Mais Novidades
Em entrevista para a Express, ele revelou que é fã de rock e falou sobre dois dos nomes que mais admira: Elvis Presley e Freddie Mercury: "Sem dúvidas, Elvis tinha um grande talento. Ele tinha uma voz flexível com extensão vocal e um timbre envolvente. Além disso, era uma pessoa extremamente carismática."
O italiano mencionou duas baladas do Rei do Rock que ele já cantou em seus shows: "Love Me Tender" e "Can't Help Falling In Love".
"É curioso que as duas são músicas que possuem uma longa história por de trás. EM ambos os casos, as versões de Elvis Presley são extraordinárias e memoráveis. Mesmo assim, eu gosto de pensar que eu também tenho algo a dizer, a acrescentar, artisticamente falando, a esses clássicos. A melodia de 'Love Me Tender' vem de uma balada sentimental da época da Guerra Civil, é uma canção cujas raízes remetem aos anos 1800."
Sobre o vocalista do Queen, ele disse: "Com certeza, tenho grande admiração por Freddie Mercury. Foi um gigante do rock com um impressionante talento vocal. Assim como o Queen tinha uma criatividade imensurável, cuja inspiração vinha muito do melodrama. Eu acho o rock em si divertido e muito frequentemente interessante — mesmo que não seja exatamente o meu papel interpretar esse gênero em particular!
Bocelli comentou ainda o inesquecível dueto formado por Freddie Mercury e a cantora Montserrat Caballé em 1988, no clássico "How Can I Go On":
"Certamente, teve grande importância no que se refere a ascensão da música clássica ao mainstream naquela época. Não sou lá muito chegado a rótulos, como já disse no passado, e sinto certa ambiguidade no termo crossover. Música pode (e deve!) ser aproveitada por todos sem a necessidade de se encaixar em uma forma em particular", concluiu.
Queen
O Queen surgiu no começo dos anos 70 combinando influência de rock pesado e progressivo com ópera e música clássica. Características essas já presentes desde seu álbum de estreia, autointitulado, de 1973. Embora não tenha feito sucesso comercial em seus primeiros trabalhos, tudo mudou com o lançamento de "A Night at the Opera" (1975), alavancado pelo hit "Bomehian Rhapsody.
A partir daí, uma sequência de sucessos levou o quarteto dos teatros às arenas e, eventualmente, estádios. No começo dos anos 80, viu sua popularidade cair com atrito entre seus integrantes, o que mudou em meados da década com shows antológicos como no primeiro Rock in Rio, Live Aid e em Londres no Wembley lotado.
Apesar de consagrado como um titã do stadium rock, nos últimos anos daquela década o grupo se afastou das turnês e aparições públicas, se restringindo ao trabalho em estúdio. Isso por conta do diagnóstico de HIV positivo do vocalista Freddie Mercury e a consequente fragilização de sua saúde.
Embora mantida em segredo, a doença começou a ser especulada pela imprensa, mas só foi confirmada pelo vocalista no dia 23 de novembro em uma declaração pública. No dia seguinte ele morreu aos 45 anos.
Sem ele, a banda ainda se manteve unida para finalizar o álbum "Made in Heaven" (1995), mas se separou a seguir. Eventualmente, sem o recluso baixista John Deacon, Roger Taylor e Brian May retomaram o Queen em parcerias com Paul Rodgers e Adam Lambert.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Pede música no Fantástico! Morrissey cancela show no Brasil pela terceira vez


Os 16 vocalistas mais icônicos da história do rock, segundo o The Metalverse
O segredo que Freddie Mercury levou para o túmulo, segundo Roger Taylor
O hit do Queen que superou 1 bilhão no Spotify e "nasceu" enquanto Freddie Mercury tomava banho
O compositor que Freddie Mercury dizia ser insuperável; "Você não consegue superar esse cara"
Freddie Mercury, do Queen, é o melhor vocalista da história, segundo a ciência


