Brian May diz o que faltou para Rory Gallagher ser "um Bruce Springsteen ou um Aerosmith"
Por André Garcia
Postado em 10 de novembro de 2022
Ao longo de sua trajetória como guitarrista do Queen, Brian May brilhou com seu timbre inconfundível e fraseado lírico; sem contar seus solos sinfônicos, com camadas entrelaçadas de guitarra. Como se não bastasse, ele ainda era o membro que defendia o lado rock pauleira da banda, e foi o compositor de alguns de seus maiores hits, como "We Will Rock You".
Por tudo isso (e muito mais), May é amplamente reconhecido como um dos maiores guitarristas do rock britânico. Em vídeo disponível no YouTube, ele falou sobre um de seus ídolos que não teve a mesma sorte, o guitar hero irlandês Rory Gallagher — que conheceu pessoalmente, quando ele tocava com o Taste no Marquee Club, em Londres.
"Meu Deus, como ele tocava guitarra! E fazia por amor. Eu vi ele pelo mundo, costumávamos nos trombar. Lembro de ter visto ele em Boston, na época do Aerosmith, e as bandas da época eram bem amostradas. Estávamos conscientemente dando um espetáculo, enquanto Rory era muito purista e básico."
"[Rory era tipo] 'Eu subo no palco, toco e falo com o público, é só me dar umas luzes e uns amplificadores que está bom'. Ele não se ligava naquela coisa, ele não se ligava no showbizz. Aquilo era parte dele, e é parte do que você tem que admirar e respeitar. É claro que ele não teve o reconhecimento que mereceu. Não passou nem perto! Porque eu acho que ele saiu pela tangente nas coisas que poderiam ter feito dele um Bruce Springsteen ou um Aerosmith."
"Ele se satisfazia só de tocar, e gostava da atmosfera dos clubes. Ele provavelmente não teria curtido tocar em estádios, porque aquilo tiraria seu intimismo. Sei lá, estou apenas supondo. O Rory Gallagher que eu conheci não tinha outra ambição além de ser um músico fabuloso tocando músicas fabulosas."
"O Taste era tão focado em Rory: era a banda dele, as músicas dele, era ele quem falava, tocava, cantava... não sabemos se havia interações entre os membros. E também não sei o que aconteceu na separação deles. Mas, tendo visto Rory com suas bandas seguintes, não senti muita falta. Taste tem algumas das minhas músicas preferidas de Rory, mas eu curti as outras bandas dele tanto quanto, porque eu não tirava os olhos dele."
Rory Gallagher
Reverenciado por nomes como Gary Moore e The Edge como o maior guitar hero irlandês, Rory Gallagher nasceu em 1948. Após iniciar sua carreira musical em 1963, formou o power trio Taste em 66, com o qual conquistou notoriedade. Em 1968, a banda abriu para o Cream em seu show de despedida, e em 1970 tocou no lendário Isle of Wight Festival.
Após a separação da banda, como o artista solo ele seguiu em ascensão, chegando em meados dos anos 70 a ser cotado para substituir Mick Taylor nos Rolling Stones. A partir dos anos 80, por outro lado, sua carreira entrou em declínio com as mudanças da indústria fonográfica e o blues sendo considerado antiquado.
Em 1995, passou por um transplante de fígado, no ano seguinte morrendo aos 47, por complicações do processo cirúrgico. Reverenciado por músicos como Eric Clapton e Brian May, atingiu o status de cult com o passar do tempo. Embora não tenha recebido em vida o merecido reconhecimento, hoje já vendeu mais de 30 milhões de álbuns pelo mundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps