The Smiths: Johnny Marr comenta cinco de seus guitarristas preferidos
Por André Garcia
Postado em 19 de dezembro de 2022
Embora seja considerada uma das mais icônicas bandas do rock britânico nos anos 80, The Smiths teve uma breve trajetória. Tão breve que apenas três anos separam "The Smiths" (1984) e "Strangeways, Here We Come" (1987) — respectivamente, seu álbum de estreia e último disco.
Smiths - Mais Novidades
Além do vocal e letras de Morrissey, a banda se destacou pelos arranjos de guitarra de Johnny Marr. Habilidoso e versátil, ele foi na contramão da música da época e produziu algumas das maiores pérolas musicais da década.
A Far Out Magazine listou cinco dos guitarristas que mais ajudaram a moldar seu som, e ainda garimpou declarações sobre eles.
John McGeoch (Siouxsie and the Banshees)
"Minha geração girava em torno de um cara chamado John McGeoch, do Siouxsie and the Banshees. [...] Sabe, 'Permafrost' é a palavra perfeita para descrever o som de guitarra dele — quando se trata dos Banshees, você pode chamar de glacial. Não é que não tenha sentimento, mas estava muito distante da vibe blues que teria sido o caminho mais fácil. É muito triste que John McGeoch não estava mais entre nós para receber todo o reconhecimento merecido de músicos e dos fãs. É triste."
Pete Townshend (The Who)
"Ele é o melhor guitarrista dos anos 60, disparado. Com certeza meu favorito. George Harrison foi inventivo, mas eu adoro a selvageria de Townshend. Seus solos eram brilhantes, como 'I Can See For Miles' e 'Slip Kid'. Ele estava em constante evolução, dava para ouvir ele desenvolvendo seu estilo de tocar. Eu adoro aquela guitarra solo fluída que ele fazia nos anos 80, como em 'Eminence Front'."
"E ainda tem ele tocando violão. Ouça ele tocando [violão de] 12 cordas em 'Substitute', 'I'm Free' é uma grande faixa de violão. O que ele fez em 'Pinball Wizard' inventou a coisa toda. Até nas demos você ouve um violão incrível, com um belo dedilhado e batendo nas cordas. Sua abordagem acústica é feroz e dinâmica — é algo completamente único, e dá para ouvir isso nas demos de 'Tommy' e 'Quadrophenia'."
Bert Jansch (músico folk)
"Minha maior influência seria Bert Jansch. [...] Todo mundo que curtia Nick Drake curtia Bert. Todo mundo que curtia as coisas acústicas do Led Zeppelin, Neil Young, Donovan, os Beatles… Sem Bert Jansch não teria 'Back to the Old House', não teria 'Unhappy Birthday', mesmo minhas coisas elétricas. Aquilo perpassa tudo que eu fazia no Smiths — todas as estradas levam a Bert Jansch."
James Williamson (Iggy Pop & The Stooges)
"Aquilo me deu um caminho a seguir como guitarrista, abriu caminho para um mundo de rock n roll, malícia, sexualidade, drogas, violência e perigo — uma combinação difícil de superar. Eu sou o maior fã dele. Ele tem as habilidades técnicas de Jimmy Page sem ser tão estudioso, e tem a ginga de Keith Richard sem ser tão desleixado. Ele é ao mesmo tempo demoníaco e intelectual, é quase como soaria Darth Vader se ele tivesse uma banda."
Nile Rodgers (Chic)
"Quando eu era mais novo, passava muito tempo sentado no meu quarto com meus amigos que tocavam guitarra ouvindo Neil Young e Bert Jansch, com seriedade. Enquanto que minha irmã estava no quarto ao lado ouvindo dance music e se arrumando para sair com as amigas. Elas pareciam que estavam se divertindo bem mais que nós (e tinham uma melhor aparência também). Elas me diziam 'Para que vocês estão ouvindo essas m*rdas deprimentes?'"
"Depois daquilo, eu comecei a me ligar em Chic, The Fatback Band, The Ohio Players e War… Se você ouvir 'The Boy With The Thorn In His Side', dos Smiths, a base do segundo verso em diante e puro Nile Rodgers."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
Angra confirma mais um show da turnê de 30 anos de "Holy Land", agora em Belo Horizonte
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Joe Lynn Turner conta como foi se livrar da peruca aos 70 anos
Slayer vem ao Brasil em dezembro de 2026, segundo José Norberto Flesch
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
Paul McCartney não entende influenciadores: "Pessoas sem talento que são muito famosas"
11 supergrupos prog de qualidade que muita gente certamente nunca ouviu falar
3 músicas lendárias do metal nacional que são um convite à nostalgia
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
As cinco maiores sequências de "na na na" da história da música, segundo a Far Out
A banda que Julia Roberts ainda adora, mesmo discordando das ideias políticas do vocalista
O dia que Morrissey e George Michael comentaram sobre o Joy Division na TV britânica


