A visão de Mick Jagger para a derrocada de Jimi Hendrix
Por André Garcia
Postado em 14 de dezembro de 2022
Em 1966, Jimi Hendrix fez sua estreia em solo inglês diante de uma plateia para lá de ilustre, com nomes como Paul McCartney, Pete Townshend e Eric Clapton. Mick Jagger não estava presente, mas não demorou para assistir ao vivo o lendário guitarrista.
Rolling Stones - Mais Novidades
Conforme publicado pela Far Out Magazine, à Rolling Stone Jagger recordou Hendrix como "excitante, sexy e interessante", ressaltando não ser fã de seu vocal, no entanto.
"Ele era um cara muito doce", descreveu. "Meio confuso. A mesma história de sempre: Jimi Hendrix tocou em todos os lugares com todas aquelas bandas. Ele foi guitarrista de banda de apoio por muito tempo. Do nada, ele consegue o que desejava, e então tem que tocar 'Purple Haze' toda noite. Ele fica: 'Eu não quero tocar 'Purple Haze' toda noite! Eu não quero mais botar fogo na guitarra!'"
A desilusão e a frustração de Hendrix com sua carreira o fizeram buscar abrigo nas drogas, o que o levou ao vício.
"Aí, quando todo mundo levou aquilo até o fim, ele teve que levar até o fim", concluiu enigmaticamente o vocalista.
Jimi Hendrix
Nascido em Seattle em 1942, Jimi Hendrix iniciou sua carreira como guitarrista no começo da década de 60. Entretanto, por anos, ele não passou de um mero músico de apoio em clubes e bares.
Tudo mudou em 1966, quando Chas Chandler, ex-baixista do The Animals, o descobriu tocando em um bar em Nova Iorque. Assumindo o posto de seu empresário, ele logo tratou de o levar para tocar na Inglaterra, onde era influente.
Dessa forma, o guitarrista já fez sua estreia deixando boquiaberta uma plateia formada por músicos ilustres, como Paul McCartney, Pete Townshend e Eric Clapton. Da noite para o dia, ele se tornou a maior sensação do rock britânico. Foi só ele começar a lançar músicas que elas começaram a aparecer nas mais altas colocações das paradas.
Jimi Hendrix praticamente estabeleceu o arquétipo do rockstar como um trágico herói grego — uma mistura de Ícaro com Robert Johnson e James Dean. Vindo debaixo, chegou ao topo e foi esmagado pelo assédio da mídia, e a exploração de empresários gananciosos e sanguessugas que o viam como a galinha dos ovos de ouro.
Desiludido com o mundo da música, endividado e com processos na justiça até o pescoço, o guitarrista afundou nas drogas. Deprimido e sofrendo do que hoje chamamos de burnout, em setembro de 1970 ele foi obrigado a fazer uma turnê europeia da qual jamais retornaria.
Jimi Hendrix morreu aos 27 anos no dia 18 de setembro. Embora tenha deixado uma discografia de apenas quatro álbuns, deixou como legado uma vasta quantidade de gravações e jams que renderam muitos outros lançamentos com o passar das décadas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo o ator Pedro Pascal
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
Em clima de Copa do Mundo, Angra lança videoclipe da releitura de "Pra Frente Brasil"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Charles Gavin critica Nicolás Otamendi, zagueiro da seleção argentina
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
A música de Dio que ele achava que Ozzy Osbourne não conseguiria cantar
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
O clássico que quase foi para o lixo por ser "pop" e parecer música de parque de diversões
As 20 músicas mais subestimadas do Iron Maiden, em lista da Classic Rock


O disco dos Rolling Stones que Mick Jagger mais odiou gravar; "As relações eram terríveis"
O hábito "infantil" que Keith Richards abandonou para continuar na ativa
Keith Richards não acredita que os Rolling Stones farão uma nova turnê
Keith Richards lembra soco na cara que levou de Chuck Berry
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O melhor álbum dos Rolling Stones, de acordo com Keith Richards
O melhor álbum dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Keith Richards
O clássico dos Rolling Stones que, para Mick Jagger, perdeu o sentido com o passar dos anos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Planet Rock: as maiores vozes da história do rock


