Regis Tadeu coloca o dedo na ferida e aponta o grande erro do rock nacional dos anos oitenta
Por Bruce William
Postado em 08 de dezembro de 2022
Durante um bate papo com Marcelo Negrão, do Projeto Attitude, foi feita a seguinte pergunta ao jornalista e crítico musical Regis Tadeu: "Onde o rock nacional errou?".
Regis Tadeu - Mais Novidades
"O rock nacional errou quando ele parou de dialogar com as camadas mais popularescas do povo", respondeu Regis. "Quando o rock, até por uma certa empáfia, por uma maior presença na grande mídia, presença que inclusive era bancada pelas gravadoras, era um jabá. O rock brasileiro dos anos oitenta atingiu uma reverberação midiática maior porque a gravadora pagava, pagava pra tocar em rádio, pagava pra tocar nos (Programa de TV) Chacrinha da vida".
Marcelo faz um breve aparte, rindo: "Um incentivo!", e Regis prossegue: "Não, pagava mesmo! Era jabá mesmo, escancarado! Quase escancarado, mas todo mundo sabia disso. E o rock poderia ter se beneficiado disso, inclusive nessa fase, com o surgimento da MTV, que não dava audiência. Mas a MTV era uma emissora de nicho que tinha uma penetração muito grande no mercado publicitário, o que fazia com que ela se tornasse um veículo formadora de opinião. O rock poderia ter se beneficiado disso, mas a partir do momento que começou a haver uma empáfia de se julgar elitista demais pra você dialogar com o povão, aí o povão esqueceu. Foi por isso que quando veio o próprio boom da música sertaneja no final dos anos oitenta, (aquilo) já foi um reflexo do afastamento do rock que depois perdurou", diz Regis, finalizando esta linha de raciocínio com a seguinte frase: "E o rock nunca foi mainstream, sempre foi gueto, e vai continuar sendo".
O trecho citado acontece no vídeo a seguir, por volta dos 32 minutos.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
O álbum dos anos setenta que Slash disse ter marcado "o fim do rock como nós conhecíamos"
Seis anos após último show com o Aerosmith, baterista Joey Kramer reaparece
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Silenoz diz que ex-membros "pegaram carona" no nome do Dimmu Borgir
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
Bruce Dickinson lamenta ter perdido "metade da vida" dos filhos
O "absurdo" que atribuem ao Led Zeppelin, na opinião de Paul Stanley
Roberta Medina fala sobre cobrança por mais rock no Rock in Rio
Jorn Lande aparece cantando na CazéTV e narrador brinca: "É o Ovelha norueguês!"


O álbum que é o ápice do tédio empacotado para a geração Z, segundo Regis Tadeu
A banda clássica dos anos 2000 que virou paródia de si mesma, segundo Regis Tadeu
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
Regis Tadeu analisa a trajetória do RPM; "Da vergonha alheia ao vexame"
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu


