Regis Tadeu coloca o dedo na ferida e aponta o grande erro do rock nacional dos anos oitenta
Por Bruce William
Postado em 08 de dezembro de 2022
Durante um bate papo com Marcelo Negrão, do Projeto Attitude, foi feita a seguinte pergunta ao jornalista e crítico musical Regis Tadeu: "Onde o rock nacional errou?".
Regis Tadeu - Mais Novidades
"O rock nacional errou quando ele parou de dialogar com as camadas mais popularescas do povo", respondeu Regis. "Quando o rock, até por uma certa empáfia, por uma maior presença na grande mídia, presença que inclusive era bancada pelas gravadoras, era um jabá. O rock brasileiro dos anos oitenta atingiu uma reverberação midiática maior porque a gravadora pagava, pagava pra tocar em rádio, pagava pra tocar nos (Programa de TV) Chacrinha da vida".
Marcelo faz um breve aparte, rindo: "Um incentivo!", e Regis prossegue: "Não, pagava mesmo! Era jabá mesmo, escancarado! Quase escancarado, mas todo mundo sabia disso. E o rock poderia ter se beneficiado disso, inclusive nessa fase, com o surgimento da MTV, que não dava audiência. Mas a MTV era uma emissora de nicho que tinha uma penetração muito grande no mercado publicitário, o que fazia com que ela se tornasse um veículo formadora de opinião. O rock poderia ter se beneficiado disso, mas a partir do momento que começou a haver uma empáfia de se julgar elitista demais pra você dialogar com o povão, aí o povão esqueceu. Foi por isso que quando veio o próprio boom da música sertaneja no final dos anos oitenta, (aquilo) já foi um reflexo do afastamento do rock que depois perdurou", diz Regis, finalizando esta linha de raciocínio com a seguinte frase: "E o rock nunca foi mainstream, sempre foi gueto, e vai continuar sendo".
O trecho citado acontece no vídeo a seguir, por volta dos 32 minutos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
A música do Helloween na fase Andi Deris que Kai Hansen adora
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
Essa música do Lynyrd Skynyrd é uma das mais polêmicas da história
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
A banda dos anos 80 que Pete Townshend trocaria por 150 Def Leppards

O álbum de rock rural que mistura candomblé e umbanda que Regis Tadeu adora
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"
Regis Tadeu explica por que o Rush tocou "Finding My Way" em seu show de retorno
A banda de rock cujos bastidores todo mundo queria conhecer, segundo Regis Tadeu
Regis Tadeu detona álbum clássico do Kiss: "Soa como se gravado debaixo de um edredom"
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
"Heaven and Hell parece mais Rainbow que Sabbath", diz Regis Tadeu - e todos discordam
Regis Tadeu aponta quem é o Frank Sinatra do heavy metal: "É Indiscutível"


