Regis Tadeu coloca o dedo na ferida e aponta o grande erro do rock nacional dos anos oitenta
Por Bruce William
Postado em 08 de dezembro de 2022
Durante um bate papo com Marcelo Negrão, do Projeto Attitude, foi feita a seguinte pergunta ao jornalista e crítico musical Regis Tadeu: "Onde o rock nacional errou?".
Regis Tadeu - Mais Novidades
"O rock nacional errou quando ele parou de dialogar com as camadas mais popularescas do povo", respondeu Regis. "Quando o rock, até por uma certa empáfia, por uma maior presença na grande mídia, presença que inclusive era bancada pelas gravadoras, era um jabá. O rock brasileiro dos anos oitenta atingiu uma reverberação midiática maior porque a gravadora pagava, pagava pra tocar em rádio, pagava pra tocar nos (Programa de TV) Chacrinha da vida".
Marcelo faz um breve aparte, rindo: "Um incentivo!", e Regis prossegue: "Não, pagava mesmo! Era jabá mesmo, escancarado! Quase escancarado, mas todo mundo sabia disso. E o rock poderia ter se beneficiado disso, inclusive nessa fase, com o surgimento da MTV, que não dava audiência. Mas a MTV era uma emissora de nicho que tinha uma penetração muito grande no mercado publicitário, o que fazia com que ela se tornasse um veículo formadora de opinião. O rock poderia ter se beneficiado disso, mas a partir do momento que começou a haver uma empáfia de se julgar elitista demais pra você dialogar com o povão, aí o povão esqueceu. Foi por isso que quando veio o próprio boom da música sertaneja no final dos anos oitenta, (aquilo) já foi um reflexo do afastamento do rock que depois perdurou", diz Regis, finalizando esta linha de raciocínio com a seguinte frase: "E o rock nunca foi mainstream, sempre foi gueto, e vai continuar sendo".
O trecho citado acontece no vídeo a seguir, por volta dos 32 minutos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
Jeff Walker diz que sua única técnica vocal é beber uísque antes do show


Regis Tadeu detona Engenheiros do Hawaii: "Monumento à pretensão vazia do rock"
Regis Tadeu e a banda clássica de hard que faz show ruim: "Melhor capinar lote com colher"
As 3 razões que levam Regis Tadeu a achar que novo álbum de Paul McCartney será o último
Regis Tadeu explica por que documentário do Iron Maiden "é uma farsa"
A opinião de Regis Tadeu sobre o álbum "O Concreto Já Rachou" da Plebe Rude
O álbum da coleção de Kiko Loureiro que Regis Tadeu tirou sarro quando descobriu
Rogério Skylab usa Megadeth para explicar o grande problema de Regis Tadeu


