The Doors: Jim Morrison já confessou como manipulava a mídia a seu favor
Por André Garcia
Postado em 02 de janeiro de 2023
Na segunda metade dos anos 60, Jim Morrison foi uma das figuras que mais deram o que falar na cultura pop. Sua tragicamente breve vida e carreira foram marcadas por polêmicas e escândalos, geralmente provocados pela sua bebedeira, rebeldia, ou comportamento autodestrutivo.
Doors - Mais Novidades
Somava-se a isso seu carisma e sua capacidade de soltar declarações que repercutiam na mídia por dias, meses, anos. Um dos exemplos mais famosos foi quando ele definiu o The Doors como "políticos eróticos", algo que até hoje gera debates.
Em entrevista para a Rolling Stone em 1969, o vocalista confessou ter se promovido manipulando a mídia conforme seu interesse. Habilidade essa que ele desenvolveu desde cedo: "Eu me liguei na mídia nacional enquanto ela crescia. Sempre tinha aquelas coisas pela casa, então comecei a ler, e acabou que fui percebendo, por osmose, seu estilo, sua visão de realidade..."
"Quando entrei na música, queria garantir um lugar naquele mundo, então virei a chave e sabia instintivamente o que fazer. Eles [os jornalistas] buscam frases e citações de efeito, algo que possam usar como manchetes, algo para basear um artigo para obter uma resposta imediata. É o tipo de coisa que tem sentido, mas é impossível de explicar — se eu tentasse explicar, perderia sua força como frase de efeito."
"Manipulação intencional da mídia, né?" perguntou o entrevistador. "Faço duas perguntas: Por que escolheu aquela frase entre as demais? E você acha fácil manipular a mídia?"
"Eu não diria que é fácil, porque é algo que pode se voltar contra você", respondeu Morrison. "Mas era só um repórter, sabe? Eu estava só respondendo às perguntas dele. Desde então, muita gente pegou isso — essa frase —, e a tornou bem pesada, mas, na verdade, eu estava só… Eu já sabia que o cara publicaria e sabia qual seria o quadro pintado. Eu sabia que algumas frases-chave são tudo que as pessoas retém de um artigo. Então, eu queria uma frase que ficasse na cabeça."
The Doors
O The Doors foi formado em 1965 em Los Angeles, pelo vocalista Jim Morrison, o tecladista Ray Manzarek, o guitarrista Robby Krieger e o baterista John Densmore. Eles se destacaram por criar músicas que exploravam temas como a liberdade, o amor livre, experimentações e a rebeldia, incorporando elementos de rock, blues, jazz, psicodelia e poesia.
Em sua carreira, o The Doors lançou álbuns clássicos como seu autointitulado debut de 1967 e "Strange Days" (1968), que conquistaram uma legião de fãs. Mas era ao vivo que a banda realmente brilhava, com o magnético carisma de seu vocalista em incendiárias apresentações performáticas para lá de provocativas e imprevisíveis.
A partir de 1968, por outro lado, as frustrações de Jim com a vida de rockstar e sua falta de reconhecimento como um escritor sério o levaram a afundar no alcoolismo. Para piorar, problemas na justiça contribuíram para que ele perdesse o interesse na música e caísse na depressão.
Após terminar sua parte na gravação de "L.A. Woman" (1971), Morrison partiu em retiro para a França, em busca de se recuperar física e mentalmente. Infelizmente, ele jamais retornaria daquela viagem. Poucos meses após o lançamento do álbum, ele foi encontrado morto na banheira aos 27 anos.
Os membros remanescentes ainda tentaram seguir em frente sem seu frontman, mas, após fracassarem com "Other Voices" (1971) e "Full Circle" (1972), não restou a eles outra alternativa se não o fim da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth
Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Paul Rodgers elege o melhor verso de abertura de todos os tempos
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP


O único nome realmente genial do "Clube dos 27", segundo Sérgio Martins
A banda que "nocauteou" Ray Manzarek, do The Doors; "Acho que era minha favorita"
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O Jim Morrison que Roger McGuinn viu de perto, longe do mito do "Rei Lagarto"
A lógica dark e assombrosa dos Doors
The Doors: Jim Morrison e o "Mr. Mojo Risin'"


