Geddy Lee relembra acidente bizarro em show clássico do Rush em 1979
Por André Garcia
Postado em 28 de fevereiro de 2023
Há bandas que se saem melhores tocando em estúdio, outras são melhores ao vivo. O Rush mandava bem em ambas as esferas, o que ficou mais do que claro em 1979, enquanto promovia o álbum "Hemispheres" (1978). Um dos grandes shows que eles fizeram na época foi no festival Pinkpop, lançado em uma edição comemorativa do álbum.
Geddy Lee - Mais Novidades
Em 2018, Geddy Lee concedeu uma entrevista à Rolling Stone em comemoração aos 40 anos de seu lançamento, onde relembrou acidentes bizarros que marcaram aquela apresentação.
Rolling Stone: A apresentação no Pinkpop incluída no relançamento de "Hemispheres" é realmente impressionante — quanta energia! Você se lembra daquele show?
Geddy Lee: Eu nem sei de onde o pessoal desenterra essas coisas! Eu tinha esquecido completamente de qualquer um daqueles [shows] terem sido gravados. Mas do festival me lembro muito bem, só que por outros motivos. Foi em uma de nossas primeiras turnês europeias, e uns quatro ou cinco dias antes, Alex sofreu um acidente no quarto e machucou o dedo. Foi tão grave que deu uma grande bolha de sangue sob uma das unhas, que ele teve que tratar. Como ele não podia fazer força [com o dedo] na guitarra por alguns dias, tivemos que cancelar alguns shows na Alemanha.
RS: Só para esclarecer: Alex machucou a mão em um "acidente no quarto"?
GL: Ninguém sabe o que aconteceu [risos]! Ele foi para o quarto com a esposa uma noite e saiu no outro dia com o dedo ferrado.
RS: Talvez eu deva questionar a ele sobre essa história...
GL: [Risos] Pinkpop foi o primeiro show que fizemos depois que ele se machucou, então está muito claro em minha mente. Foram três sets. Na verdade, dividimos o palco com o Police, e foi bem quando eles estouraram com "Roxanne". Eles foram os queridinhos do festival. Peter Tosh estava naquele show. Foi um evento legal, e os holandeses são grandes fãs de rock. Não fizemos muitos festivais como aquele.
[Aquela apresentação] se destaca na minha mente também por outra história gozada, [envolvendo] o técnico de som do meu teclado da época, Jack Secret. Na tarde do show, estávamos montando o som para fazer a passagem. Tinha uma paredinha no palco e Jack, que devia ter fumado uns bagulhos a mais, pulou a parede pensando que teria chão do outro lado. Não tinha, tinha era uma escada de concreto. Ele caiu na escada e quebrou os dois pés. Teve que ser levado para a enfermaria. Claro que, como era o programador do meu teclado, o trouxeram de volta antes do show começar. Que Deus o abençoe, ele estava praticamente deitado do lado do palco, ajudando o show a seguir em frente. Fizemos aquele show com ele quase invalidado, depois daquele acidente horrível. Isso foi o Linkpop para mim — me lembro claramente por essa perspectiva.
"Hemispheres" foi o sexto álbum do Rush, e o quarto (e último) de sua fase progressiva. Apesar de ter sido produzido em meio à decadência do rock progressivo perante o surgimento do punk, é considerado um de seus trabalhos mais ambiciosos e complexos. Comercialmente, o álbum foi bem-sucedido, alcançando a posição #47 na Billboard 200 e recebendo disco de platina nos Estados Unidos e Canadá.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Bruce explica afastamento do Iron Maiden de documentário: "Não queríamos controle editorial"
A canção do AC/DC que veio de Bon, foi gravada por Brian e ainda arrepia Angus
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Edu Falaschi e o "chá revelação" ao saber que não era considerado branco fora do Brasil
5 bandas de heavy metal que estão na ativa e lançaram mais de 10 discos de estúdio
O músico que faz Dave Grohl se sentir insignificante: "Um grão de poeira musical"
Solito e Casagrande, ex-jogadores do Corinthians, assistem show do Megadeth em São Paulo
5 músicas do Dream Theater que merecem sua atenção
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Lucifer - uma noite intimista e de alta qualidade em Porto Alegre
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Arjen Lucassen diz que "entre 30 e 50" gravadoras recusaram o Ayreon; "Eles riram de mim"
A música da década de 1950 que David Gilmour chamou de perfeita: "É pura magia"
"Não consigo te acompanhar": Geddy Lee exalta Anika Nilles em ensaio do Rush
O baixista mais importante que Geddy Lee ouviu na vida; "me levou ao limite como baixista"
O motivo óbvio que impediu Geddy Lee e Alex Lifeson de chamar um Mike Portnoy da vida
Geddy Lee explica por que Rush não quis alguém como Mike Portnoy no lugar de Neil Peart
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Quando Geddy Lee trocou Jimi Hendrix por uma banda horrível, mas ali estava o futuro do Rush


