Geddy Lee relembra acidente bizarro em show clássico do Rush em 1979
Por André Garcia
Postado em 28 de fevereiro de 2023
Há bandas que se saem melhores tocando em estúdio, outras são melhores ao vivo. O Rush mandava bem em ambas as esferas, o que ficou mais do que claro em 1979, enquanto promovia o álbum "Hemispheres" (1978). Um dos grandes shows que eles fizeram na época foi no festival Pinkpop, lançado em uma edição comemorativa do álbum.
Geddy Lee - Mais Novidades
Em 2018, Geddy Lee concedeu uma entrevista à Rolling Stone em comemoração aos 40 anos de seu lançamento, onde relembrou acidentes bizarros que marcaram aquela apresentação.
Rolling Stone: A apresentação no Pinkpop incluída no relançamento de "Hemispheres" é realmente impressionante — quanta energia! Você se lembra daquele show?
Geddy Lee: Eu nem sei de onde o pessoal desenterra essas coisas! Eu tinha esquecido completamente de qualquer um daqueles [shows] terem sido gravados. Mas do festival me lembro muito bem, só que por outros motivos. Foi em uma de nossas primeiras turnês europeias, e uns quatro ou cinco dias antes, Alex sofreu um acidente no quarto e machucou o dedo. Foi tão grave que deu uma grande bolha de sangue sob uma das unhas, que ele teve que tratar. Como ele não podia fazer força [com o dedo] na guitarra por alguns dias, tivemos que cancelar alguns shows na Alemanha.
RS: Só para esclarecer: Alex machucou a mão em um "acidente no quarto"?
GL: Ninguém sabe o que aconteceu [risos]! Ele foi para o quarto com a esposa uma noite e saiu no outro dia com o dedo ferrado.
RS: Talvez eu deva questionar a ele sobre essa história...
GL: [Risos] Pinkpop foi o primeiro show que fizemos depois que ele se machucou, então está muito claro em minha mente. Foram três sets. Na verdade, dividimos o palco com o Police, e foi bem quando eles estouraram com "Roxanne". Eles foram os queridinhos do festival. Peter Tosh estava naquele show. Foi um evento legal, e os holandeses são grandes fãs de rock. Não fizemos muitos festivais como aquele.
[Aquela apresentação] se destaca na minha mente também por outra história gozada, [envolvendo] o técnico de som do meu teclado da época, Jack Secret. Na tarde do show, estávamos montando o som para fazer a passagem. Tinha uma paredinha no palco e Jack, que devia ter fumado uns bagulhos a mais, pulou a parede pensando que teria chão do outro lado. Não tinha, tinha era uma escada de concreto. Ele caiu na escada e quebrou os dois pés. Teve que ser levado para a enfermaria. Claro que, como era o programador do meu teclado, o trouxeram de volta antes do show começar. Que Deus o abençoe, ele estava praticamente deitado do lado do palco, ajudando o show a seguir em frente. Fizemos aquele show com ele quase invalidado, depois daquele acidente horrível. Isso foi o Linkpop para mim — me lembro claramente por essa perspectiva.
"Hemispheres" foi o sexto álbum do Rush, e o quarto (e último) de sua fase progressiva. Apesar de ter sido produzido em meio à decadência do rock progressivo perante o surgimento do punk, é considerado um de seus trabalhos mais ambiciosos e complexos. Comercialmente, o álbum foi bem-sucedido, alcançando a posição #47 na Billboard 200 e recebendo disco de platina nos Estados Unidos e Canadá.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
Com problemas de saúde, Mick Box se afasta das atividades do Uriah Heep
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
"Está gravado, só falta mixar", diz Myles Kennedy sobre o novo álbum de Slash
Geddy Lee fala em material novo do Rush; "suspeito que alguma música vai acabar saindo"
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão

O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
A música do Rush que Geddy Lee diz ser "dolorosa" de ouvir
A inovadora banda que resgatou em Geddy Lee a fé na música


