Geddy Lee relembra acidente bizarro em show clássico do Rush em 1979
Por André Garcia
Postado em 28 de fevereiro de 2023
Há bandas que se saem melhores tocando em estúdio, outras são melhores ao vivo. O Rush mandava bem em ambas as esferas, o que ficou mais do que claro em 1979, enquanto promovia o álbum "Hemispheres" (1978). Um dos grandes shows que eles fizeram na época foi no festival Pinkpop, lançado em uma edição comemorativa do álbum.
Geddy Lee - Mais Novidades
Em 2018, Geddy Lee concedeu uma entrevista à Rolling Stone em comemoração aos 40 anos de seu lançamento, onde relembrou acidentes bizarros que marcaram aquela apresentação.
Rolling Stone: A apresentação no Pinkpop incluída no relançamento de "Hemispheres" é realmente impressionante — quanta energia! Você se lembra daquele show?
Geddy Lee: Eu nem sei de onde o pessoal desenterra essas coisas! Eu tinha esquecido completamente de qualquer um daqueles [shows] terem sido gravados. Mas do festival me lembro muito bem, só que por outros motivos. Foi em uma de nossas primeiras turnês europeias, e uns quatro ou cinco dias antes, Alex sofreu um acidente no quarto e machucou o dedo. Foi tão grave que deu uma grande bolha de sangue sob uma das unhas, que ele teve que tratar. Como ele não podia fazer força [com o dedo] na guitarra por alguns dias, tivemos que cancelar alguns shows na Alemanha.
RS: Só para esclarecer: Alex machucou a mão em um "acidente no quarto"?
GL: Ninguém sabe o que aconteceu [risos]! Ele foi para o quarto com a esposa uma noite e saiu no outro dia com o dedo ferrado.
RS: Talvez eu deva questionar a ele sobre essa história...
GL: [Risos] Pinkpop foi o primeiro show que fizemos depois que ele se machucou, então está muito claro em minha mente. Foram três sets. Na verdade, dividimos o palco com o Police, e foi bem quando eles estouraram com "Roxanne". Eles foram os queridinhos do festival. Peter Tosh estava naquele show. Foi um evento legal, e os holandeses são grandes fãs de rock. Não fizemos muitos festivais como aquele.
[Aquela apresentação] se destaca na minha mente também por outra história gozada, [envolvendo] o técnico de som do meu teclado da época, Jack Secret. Na tarde do show, estávamos montando o som para fazer a passagem. Tinha uma paredinha no palco e Jack, que devia ter fumado uns bagulhos a mais, pulou a parede pensando que teria chão do outro lado. Não tinha, tinha era uma escada de concreto. Ele caiu na escada e quebrou os dois pés. Teve que ser levado para a enfermaria. Claro que, como era o programador do meu teclado, o trouxeram de volta antes do show começar. Que Deus o abençoe, ele estava praticamente deitado do lado do palco, ajudando o show a seguir em frente. Fizemos aquele show com ele quase invalidado, depois daquele acidente horrível. Isso foi o Linkpop para mim — me lembro claramente por essa perspectiva.
"Hemispheres" foi o sexto álbum do Rush, e o quarto (e último) de sua fase progressiva. Apesar de ter sido produzido em meio à decadência do rock progressivo perante o surgimento do punk, é considerado um de seus trabalhos mais ambiciosos e complexos. Comercialmente, o álbum foi bem-sucedido, alcançando a posição #47 na Billboard 200 e recebendo disco de platina nos Estados Unidos e Canadá.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Michael Sweet, vocalista e guitarrista do Stryper, é diagnosticado com câncer
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Os três guitarristas que Jerry Cantrell do Alice in Chains considera "extraterrestes"


O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
A música do Rush que faz Geddy Lee ficar sem graça quando ele ouve no rádio
Lars Ulrich poderia tocar músicas do Rush com Geddy Lee e Alex Lifeson?


