"Master of Puppets" e as curiosas citações a David Bowie feitas pelo Metallica
Por Bruce William
Postado em 28 de fevereiro de 2023
David Bowie e Metallica são dois artistas de gêneros musicais distintos, embora com pontos em comum. Bowie é um ícone do rock e da música pop, conhecido por sua capacidade de reinventar seu estilo e explorar diversos gêneros musicais, enquanto Metallica é uma das bandas mais influentes do heavy metal, com um som característico baseado em riffs de guitarra pesados e solos virtuosos. Mas ambos são dois nomes essenciais dentro de suas respectivas áreas, não há como você passar incólume por nenhum deles se você tem o mínimo interesse por música pop e rock em geral no caso do Bowie ou pelo heavy metal no caso do Metallica.
Em janeiro de 2016 o Starman partiu para outros planos, e conforme relatou na época o Blabbermouth, alguns dias mais tarde, ainda sob o efeito da perda de Bowie, Kirk Hammett esteve no podcast "One On One With Mitch Lafon", onde em certo ponto o assunto, como não podia deixar de ser, passou a ser o camaleão. Kirk então disse: "Bowie me influenciou bastante. 'Changesonebowie' foi um dos discos que comprei quando era bem jovem".
Kirk estava falando de uma coletânea lançada em 1976 que fazia um bom apanhado da carreira de Bowie, com canções clássicas como "Space Oddity" de 1969, "Ziggy Stardust" de 1972 e "Rebel Rebel" de 1974, e que ganharia uma sequência em 1981, "Changestwobowie", que cobria o período pós-1976 mas também trazia algumas faixas registradas antes. "Decidi ir até uma loja comprar discos de artistas que eu ouvia na rádio: Elton John, David Bowie, Kiss, Thin Lizzy, Led Zeppelin", prosseguiu Kirk. "Esta foi a primeira leva de álbuns que comprei. E no meio deles havia o 'Changesonebowie', que eu comprei por adorar as músicas 'Fame' e 'Golden Years'. E eram completamente diferentes do que tocava na rádio, e eu gostava muito".
O guitarrista ainda diz: "David Bowie foi uma grande influência para mim e outras pessoas no Metallica também. Eu e Cliff Burton costumávamos ouvir o (álbum) 'Ziggy Stardust' na turnê do 'Ride The Lightning'". E neste ponto, Kirk faz uma curiosa revelação: "O título da música 'Leper Messiah' veio da letra de 'Ziggy Stardust'". Kirk está falando de uma faixa do álbum de 1986 do Metallica, "Master of Puppets". Já a música do Bowie veio do "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" de 1972.
De fato, quem já ouviu a letra da canção de Bowie com atenção, vai perceber que na última parte consta o trecho: "Making love with his ego / Ziggy sucked up into his mind/ Like a leper messiah / When the kids had killed the man / I had to break up the band". Esta música de Bowie fala do alter ego de mesmo nome criado por Bowie, uma espécie de rockstar que veio do espaço para ensinar coisas boas para os humanos. Já "Leper Messiah" do Metallica se trata de uma crítica contundente àqueles que usam a religião como forma de manipular e controlar as pessoas, então trata-se apenas do uso da palavra em comum, que com certeza soou legal para o Metallica e decidiram usar no título.
Porém neste papo Kirk fez outra revelação ainda mais curiosa, ainda envolvendo David Bowie e o "Master of Puppets": "E se você tiver interesse em cavar mais fundo o quanto ele (Bowie) foi influente, basta ouvir a música 'Andy Warhol' e você vai compreender o que eu digo. Aquela música teve uma influência muito grande em Cliff Burton, assim como o álbum 'Hunky Dory'. Ouça a música e veja se você descobre".
Acontece que "escondida" na faixa título do "Master of Puppets", o Metallica inseriu uma homenagem a David Bowie, um pequeno trecho de "Andy Warhol", música lançada por David Bowie no seu álbum "Hunky Dory" de 1971, tocado num arranjo muito mais pesado e eletrificado mas inconfundivelmente idêntico. Existe no youtube um vídeo que compara esses trechos, que você pode conferir também nos vídeos oficiais das respectivas músicas, que seguem abaixo. Na primeira, do Bowie, o trecho aparece aos 45 segundos, e na segunda, do Metallica, o trecho está nos 6 minutos e 20 segundos. Pequeno mas notório. Um gigante prestando homenagem a outro gigante!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
A melhor música dos Titãs, na opinião de Mateus Ribeiro
Novo álbum do Blind Guardian será mais "melódico das antigas", diz Hansi Kürsch
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
O rockstar dos anos 1970 que voltará ao Brasil após 34 anos: "Show longo e pesado"
O gesto de ex-baterista do Iron Maiden que marcou Charlie Benante para sempre
A banda mais influente da história do rock, na opinião de Regis Tadeu
Sacred Reich anuncia saída do baterista Dave McClain; brasileiro será seu substituto

O que Metallica aprendeu sobre compor com Soundgarden, segundo James Hetfield
Ouça a versão do Testament para "Seek & Destroy", do Metallica
As 20 melhores músicas do Metallica, segundo a Metal Hammer
Lars Ulrich revela a música do Deep Purple que o marcou para sempre na infância
A relação do "Black Album" do Metallica e do grunge com o declínio do thrash metal
A música "das antigas" que Metal Hammer considera uma das piores do Metallica
A melhor música do melhor disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O álbum que Corey Taylor disse que define o heavy metal
A pior música do pior disco do Metallica, de acordo com o Heavy Consequence


