O truque usado pelo Metallica para tentar soar ainda mais sombrio que o Black Sabbath
Por Bruce William
Postado em 23 de fevereiro de 2023
O Black Sabbath é uma das bandas mais importantes e influentes na história do heavy metal e do som pesado em geral. Formada em 1968 em Birmingham, Inglaterra, a banda foi uma das pioneiras do gênero que seria conhecido sob o nome heavy metal. O som do Black Sabbath tem como característica guitarras pesadas, levadas sombrias e vocais poderosos, e sua música tem sido uma grande influência em muitas outras bandas de metal ao longo dos anos.
Metallica - Mais Novidades
E desde o início de sua carreira, o Metallica deixou claro que o Black Sabbath era uma de suas maiores influências musicais. Eles frequentemente tocavam covers de músicas do Black Sabbath em seus shows e incluíram versões de músicas da banda em seus álbuns. Mas o som do Metallica é mais associado ao thrash metal, que é uma vertente do heavy metal que se desenvolveu nos anos 80, caracterizado por riffs rápidos e agressivos de guitarra, bateria veloz e vocais gritados.
O vocalista e guitarrista do Metallica, James Hetfield, foi especialmente influenciado pelo estilo de guitarra pesada de Tony Iommi, do Black Sabbath. Hetfield incorporou muitos dos elementos do som do Black Sabbath em seu próprio estilo de guitarra, incluindo riffs pesados e distorcidos e eventualmente algumas afinações mais baixas. E embora o Metallica tenha algumas músicas pesadas e sombrias, o som geralmente é mais rápido e intenso do que o de Black Sabbath.
Mas durante a gravação do álbum "Master of Puppets", Kirk Hammett conta que na hora de gravar "The Thing That Should Not Be" eles pensaram em algo que poderia deixar o som ainda mais sombrio do que aqueles obtidos pelos fabulosos e cabulosos riffs de Iommi: "Em 1986, quase ninguém afinava as guitarras para baixo. Só que nós decidimos afinar as guitarras para baixo como o Sabbath fez em músicas como 'Into the Void'. E não só afinamos para baixo, como afinamos meio tom além do normal. Todo mundo e o Sabbath só afinavam em D, nós afinamos em C#, imaginando que estávamos sendo muito mais espertos, que aquilo soaria muito pesado. Ficou mais pesado? Eu não sei, mas para nós soou muito, muito pesado" disse Kirk, em depoimento à Gibson TV.
Para responder à pergunta de Kirk, vamos trazer uma declaração de 2021 de Tobias Forge, do Ghost, onde ele fala sobre a "obscura música do Metallica que é quase death metal": "Essa é uma das músicas mais obscuras do Metallica, quase alinhadas com o death metal... definitivamente, não é a norma se você ouvir o catálogo deles"(...)"um pouco diferente em tonalidade, o que a faz se destacar e soar muito pesada e diabólica".
Tobias diz ainda: "As letras são muito Lovecraftianas (em referência ao escritor H. P. Lovecraft). Essa música tem sido uma grande inspiração para mim por mais de 30 anos". E, de fato, "The Thing That Should Not Be" foi inspirada pelo livro "The Shadow Over Innsmouth", de H.P. Lovecraft, de 1936. O conto descreve o perturbador relato de um jovem que, durante uma viagem pela Nova Inglaterra, vê-se obrigado a passar uma noite em um vilarejo portuário em ruínas que não consta em nenhum mapa e esconde um mistério tão profundo quanto as águas que o banham. O que combina perfeitamente com a música, que traz um ritmo pesado e sombrio, com riffs de guitarra distorcidos e uma letra que evoca imagens horripilantes e assustadoras.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse


A música do Metallica que faz um estádio de futebol americano tremer
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
Metallica teve 2,2 bilhões de streams no Spotify no ano de 2025
Chuck Billy se inspira em James Hetfield sempre que vai compor para o Testament
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A segunda música mais ouvida do Metallica em cada álbum de estúdio no Spotify
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Quando Belchior concordou plenamente com o Metallica, mas de nada adiantou


