O truque usado pelo Metallica para tentar soar ainda mais sombrio que o Black Sabbath
Por Bruce William
Postado em 23 de fevereiro de 2023
O Black Sabbath é uma das bandas mais importantes e influentes na história do heavy metal e do som pesado em geral. Formada em 1968 em Birmingham, Inglaterra, a banda foi uma das pioneiras do gênero que seria conhecido sob o nome heavy metal. O som do Black Sabbath tem como característica guitarras pesadas, levadas sombrias e vocais poderosos, e sua música tem sido uma grande influência em muitas outras bandas de metal ao longo dos anos.
Metallica - Mais Novidades
E desde o início de sua carreira, o Metallica deixou claro que o Black Sabbath era uma de suas maiores influências musicais. Eles frequentemente tocavam covers de músicas do Black Sabbath em seus shows e incluíram versões de músicas da banda em seus álbuns. Mas o som do Metallica é mais associado ao thrash metal, que é uma vertente do heavy metal que se desenvolveu nos anos 80, caracterizado por riffs rápidos e agressivos de guitarra, bateria veloz e vocais gritados.
O vocalista e guitarrista do Metallica, James Hetfield, foi especialmente influenciado pelo estilo de guitarra pesada de Tony Iommi, do Black Sabbath. Hetfield incorporou muitos dos elementos do som do Black Sabbath em seu próprio estilo de guitarra, incluindo riffs pesados e distorcidos e eventualmente algumas afinações mais baixas. E embora o Metallica tenha algumas músicas pesadas e sombrias, o som geralmente é mais rápido e intenso do que o de Black Sabbath.
Mas durante a gravação do álbum "Master of Puppets", Kirk Hammett conta que na hora de gravar "The Thing That Should Not Be" eles pensaram em algo que poderia deixar o som ainda mais sombrio do que aqueles obtidos pelos fabulosos e cabulosos riffs de Iommi: "Em 1986, quase ninguém afinava as guitarras para baixo. Só que nós decidimos afinar as guitarras para baixo como o Sabbath fez em músicas como 'Into the Void'. E não só afinamos para baixo, como afinamos meio tom além do normal. Todo mundo e o Sabbath só afinavam em D, nós afinamos em C#, imaginando que estávamos sendo muito mais espertos, que aquilo soaria muito pesado. Ficou mais pesado? Eu não sei, mas para nós soou muito, muito pesado" disse Kirk, em depoimento à Gibson TV.
Para responder à pergunta de Kirk, vamos trazer uma declaração de 2021 de Tobias Forge, do Ghost, onde ele fala sobre a "obscura música do Metallica que é quase death metal": "Essa é uma das músicas mais obscuras do Metallica, quase alinhadas com o death metal... definitivamente, não é a norma se você ouvir o catálogo deles"(...)"um pouco diferente em tonalidade, o que a faz se destacar e soar muito pesada e diabólica".
Tobias diz ainda: "As letras são muito Lovecraftianas (em referência ao escritor H. P. Lovecraft). Essa música tem sido uma grande inspiração para mim por mais de 30 anos". E, de fato, "The Thing That Should Not Be" foi inspirada pelo livro "The Shadow Over Innsmouth", de H.P. Lovecraft, de 1936. O conto descreve o perturbador relato de um jovem que, durante uma viagem pela Nova Inglaterra, vê-se obrigado a passar uma noite em um vilarejo portuário em ruínas que não consta em nenhum mapa e esconde um mistério tão profundo quanto as águas que o banham. O que combina perfeitamente com a música, que traz um ritmo pesado e sombrio, com riffs de guitarra distorcidos e uma letra que evoca imagens horripilantes e assustadoras.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford; "o som deles me abalou até o fundo"
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
Steve Harris esclarece que o Iron Maiden não foi fundado no Natal de 1975
Iron Maiden começou a lucrar de verdade a partir do terceiro disco, diz Steve Harris

Como "Nothing Else Matters", do Metallica, marcou um momento decisivo da vida de Miley Cyrus
Quando o Metallica procurou vocal com anúncio em revista; "com raça, coragem e bagunceiro"
System Of a Down - Daron Malakian relembra quando tocou guitarra com o Metallica em 2000
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A curiosa semelhança entre dois membros do Metallica e Secos & Molhados
Lars Ulrich elege o maior baterista da história; "Com todo o respeito a Neil Peart"


