A música do Queen que fez Brian May construir seus próprios pedais de delay
Por André Garcia
Postado em 19 de fevereiro de 2023
Em novembro de 1974, o Queen lançou seu terceiro álbum, "Sheer Heart Attack". Um de seus maiores destaques é a peculiar faixa "Brighton Rock", que, com um refrão que não se repete e uma pegada heavy metal lúdica, tem uma longa sessão instrumental apenas de guitarra, pesada e dobrada com eco.
Brian May - Mais Novidades
Conforme publicado pela Guitar World, em recente entrevista exclusiva para a Total Guitar o lendário guitarrista Brian May contou que construiu seu próprio pedal de delay para essa música, onde levou ao extremo sua obsessão por harmonias.

"A música 'Brighton Rock' foi criada de forma gradual, o solo veio de um lugar diferente. Durante a turnê com o Mott The Hoople, toquei as primeiras notas desse solo na música 'Son And Daughter', do primeiro álbum. Comecei a tocar usando um delay, mas depois vi que já tinha um outro delay do mesmo comprimento. Assim, descobri que eu poderia obter harmonias de três partes e fiquei muito animado!
"Eu mesmo construí os meus pedais de delay", revelou, "modifiquei alguns Echoplexes e construí trilhos longos entre eles, para poder produzir aqueles longos delays. Eles eram assustadoramente instáveis e nada adequados para a estrada. Foi muito incerto se funcionariam todas as noites — e, de fato, não funcionavam todas as noites! Eu experimentava com os delays, e tive a ideia de construir harmonias e contrapontos com eles. Aquilo se tornou uma obsessão que ainda tenho; até hoje sou obcecado por esse tipo de coisa. Hoje em dia, os delays são feitos digitalmente com muita facilidade, mas há um certo charme nos delays antigos, de fita."

"Quando chegamos no 'A Night at the Opera', aquilo já era normal. Teve muito daquilo no álbum. Fizemos também com o vocal em 'The Prophet's Song', botando Freddie com o mesmo equipamento e encorajando ele a experimentar também", concluiu.
Embora jamais tenha sido lançada como single, "Brighton Rock" se tornou uma das músicas favoritas dos fãs, e já foi um dos pontos altos em seus shows. Embalado por "Killer Queen", o álbum "Sheer Heart Attack" obteve um discreto sucesso comercial, atingindo o top 20 das paradas de álbuns do Reino Unido. Além disso, ultrapassou a marca de um milhão de cópias vendidas em todo o mundo. A energia e a originalidade apresentada pelo Queen foi reconhecida e elogiada pela crítica.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps