Ronnie James Dio em 1985: "Se Bach vivesse hoje, tocaria guitarra e seria roqueiro"
Por André Garcia
Postado em 17 de fevereiro de 2023
Em meados dos anos 80, Dio já era amplamente considerado um dos maiores expoentes do heavy metal. Após exitosas passagens pelo Rainbow e Black Sabbath, em 1983 ele fez sua estreia triunfal como artista solo com "Holy Diver". Em 1985, ele já lançava seu terceiro disco, "Sacred Heart", embarcando em uma extensa turnê pela América do Norte e Europa.
Dio - Mais Novidades
No final de 1985, aos 43 anos, o frontman conversou por telefone com o jornalista canadense Steve Newton, em entrevista disponível no YouTube. Entre outras coisas, ele falou sobre seu apreço pelos grandes nomes da música clássica.
Steve Newton: Eu entrevistei Yngwie [Malmsteen] mês passado, e ele disse que é vidrado em música clássica. Você também é?
Ronnie James Dio: Eu acredito, para começo de conversa, que muitos guitarristas curtem música clássica porque muitas das técnicas, principalmente de violino, é a mesma da guitarra. Muitos guitarristas apontam Vivaldi como um de seus compositores preferidos. Imagino que Yngwie deva ter te dito a mesma coisa. Vivaldi eles parecem todos amarem por sua técnica, que é bem guitarreira, em essência.
Já eu, sempre amei Bach. Sempre fui muito ligado em Bach e Beethoven — pela obra como todo, por suas peças inteiras; não apenas um instrumento ou uma passagem. Eu gosto de todas as coisas que eles puderam conceber. Especialmente Bach, que, para mim, se vivesse hoje, estaria no palco empunhando uma guitarra, como um verdadeiro roqueiro.
Newton: Você ouve música clássica em seu tempo livre?
Dio: Ouço, sim. Normalmente tanto quando estou em casa quanto quando estou na estrada. Principalmente se eu estiver compondo, ou fazendo alguma coisa para um disco. Aí eu com certeza ouço música clássica porque não quero ouvir algo do mesmo estilo (porque posso acabar inconscientemente copiando). Ouvir música clássica limpa a minha mente depois de uma turnê, e depois de ter que compor algo naquela linha de rock pesado.
Ronnie James Dio e Yngwie Malmsteen tiveram seus caminhos cruzados em diversas ocasiões, entre elas a gravação do "Hear 'n Aid" (1986) e a regravação de "Dream On" tributo ao Aerosmith para o álbum "Not the Same Old Song and Dance: Tribute to Aerosmith" (1999).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
Mike Browning, baterista e vocalista original do Morbid Angel, morre aos 62 anos
O pior álbum dos Beatles de acordo com George Harrison
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
O clássico do Whitesnake que foi gravado durante um bate boca aos berros no estúdio
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
Steve Howe (Yes) conta como foi tocar em "Innuendo", do Queen
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar

Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O maior cantor de metal que Slash ouviu na vida; "incrível!"
A letra de Ronnie James Dio que Tony Iommi e Geezer Butler quase vetaram
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Ripper Owens elege o maior cantor da história: "Boa margem sobre qualquer outro"
Para Rob Halford, cantar com o Black Sabbath foi como realizar um sonho
As únicas faixas de "Holy Diver" que Ronnie James Dio escreveu sozinho
Ronnie James Dio considerava Ritchie Blackmore "um gênio"
O vocalista preferido de James Hetfield; "todos temos os nossos mentores"
A pisada na bola de Ritchie Blackmore que Ronnie James Dio jamais perdoou


