O show do Engenheiros do Hawaii sem Humberto, que eles achavam que havia sido sequestrado
Por Bruce William
Postado em 08 de fevereiro de 2023
26 de janeiro de 1996. O Engenheiros do Hawaii tinha um show marcado para o Moinho Santo Antônio de SP, como parte da turnê do disco "Simples de Coração" (1995). A formação da banda na época consistia em Humberto Gessinger, Carlos Maltz, Fernando Deluqui, Ricardo Horn e Paulo Casarin. Mas um deles não estava no palco: Humberto Gessinger. Quem conta a bizarra história é Júlio Ettore, jornalista e historiador do rock nacional, em um vídeo postado no seu canal.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Júlio conta que logo na passagem de som uma equipe da MTV esteve presente e gravou o Engenheiros sem o Humberto, que a essa altura estava com sua esposa devidamente hospedado num hotel. Ele havia sido chamado várias vezes pelo produtor Álvaro Nascimento, mas não atendeu ao telefone. Álvaro achou que ele estivesse dormindo e seguiu para a passagem de som. Se viraram sem o Humberto, e voltaram ao hotel para descansar.
"Chega a noite, descemos pra ir no show, cadê ele?", conta Carlos Maltz em um áudio exibido pelo Júlio. "Ligaram para o quarto dele, nada... cadê o cara?". Decidem ir para o local do show sem Humberto, achando que ele talvez já tivesse seguido para lá. Não estava. Neste ponto, Júlio diz que Humberto nunca faltou a nenhum show, relatando episódios onde o músico chegou a se machucar feio e até perder dentes, mas nunca deixou de subir ao palco.
"Ninguém sabia o que tinha acontecido. Ninguém conseguia falar com o Humberto. Ninguém sabia onde é que ele estava. E corria um boato de que ele tinha sido visto junto com a Adriane, sua esposa, saindo do hotel e entrando num táxi. A conclusão é que Humberto havia sido sequestrado. A produção ligou para o 190 e acionou a polícia. O Carlos entrou no palco e pediu ao público que rezasse pelo Humberto, porque ninguém sabia onde ele estava".
O show foi realizado, com a banda alternando vocais, fazendo jams e tocando covers de Ultraje a Rigor e Rolling Stones. Após o término, voltaram ao hotel e lá estava Humberto Gessinger lambendo um picolé! "Eu estava com a Adri nesse show. Fui pro meu quarto, eu ficava dormindo e me ligavam quando ia começar o show", conta Humberto em outro áudio exibido pelo Júlio. "Fiquei esperando, esperando no meu quarto, nada".
Júlio revela então que haviam dado o número do quarto errado para o produtor, e ele ficava ligando para um quarto vazio e ninguém atendia. "O cara tinha me dado a chave do quarto e tinha falado pra produção outro número!", conta Humberto no áudio. "E os caras ficaram ligando, ligando, ligando... e aí, papo de sequestro, caralho a quatro..."
E existe ainda mais uma coincidência muito bizarra nesta história: o produtor costumava passar, por baixo da porta dos quartos de hotel, o setlist do show. Humberto achou estranho não ter recebido o dele - claro, pois o papel havia sido colocado por baixo da porta errada - e foi até a recepção para ligar pro quarto do produtor. Mas ao invés de darem o telefone do quarto do Álvaro Nascimento, produtor do Engenheiros, deram o telefone do quarto do Aluizer Nascimento, que era o produtor do Pato Fu, banda que fez a abertura do show. E na hora que Humberto ligou, Aluizer estava com o Pato Fu no local do show, por isso não atendeu ao telefone... "Parece enredo mal escrito de novela mexicana", diz Humberto no áudio.
Veja no vídeo a seguir muito mais detalhes, incluindo imagens, áudios e vídeos sobre esta desastrada noite em que o Engenheiros do Hawaii se apresentou sem Humberto Gessinger, que eles chegaram a pensar que houvesse sido sequestrado!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps