O dia que Renato Russo ateou fogo em clínica de reabilitação por motivo banal
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de fevereiro de 2023
O mundo das drogas, infelizmente, esteve presente em muitos momentos na vida de Renato Russo, icônico vocalista da Legião Urbana. Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore contou sobre os esforços do músico para se reabilitar e os desafios que isso envolveu.
Legião Urbana - Mais Novidades
"Esse namoro do Renato não deu certo. O namorado começou a sair com mulheres e ele ficou incomodado. Ele se mudou para um hotel e começou a fazer festinhas no quarto. O Rafael Borges, empresário da Legião, resolveu internar o músico numa clínica. O Renato colocou fogo nas cortinas da clínica em forma de protesto contra a proibição de tocar violão para os outros pacientes na festinha de fim de ano. Era uma pressão para ser liberado para passar o Natal com os pais em Brasília. Essa pressão deu certo e ele foi para lá. Outro fator para a instabilidade emocional foi que o Renato descobriu nessa época que estava com HIV. O Renato disse que contraiu dele".
"Em 1991, o Renato Russo parecia estar ótimo. O disco ‘V’ foi gravado com ele limpo. No aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em 1992, ele chegou bêbado. Esse foi o primeiro sinal de recaída. Ele só acordava lá pelas 16h. O cúmulo foi em Natal, no dia 7 de setembro. A Legião tocou em um espaço aberto e rolou um curto-circuito. O Renato deu um piti no palco. A turnê foi cancelada. Entre abril e maio de 1993, o Renato Russo resolveu se cuidar em uma clínica. Ele passou 29 dias internado e começou a frequentar o 'Alcoólicos Anônimos’. Ele escrevia todo dia para se tratar. Ele escrevia para si mesmo também. Esse diário está em um livro publicado".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
10 músicas do Kiss para quem não gosta do Kiss
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
A controvertida estratégia militar que gerou um violento hino punk e reapareceu no Metallica
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
O álbum de rock rural que mistura candomblé e umbanda que Regis Tadeu adora
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"


Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
O mal-entendido entre Titãs e Renato Russo na audição de "Jesus Não tem Dentes"
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Capital Inicial convida Dado Villa-Lobos para homenagem a Renato Russo no Rock in Rio
A canção que Renato Russo queria que fosse um baião, mas foi comparada a música sertaneja


