A fake news envolvendo o Titãs que fez os Raimundos conquistarem o Brasil
Por Bruce William
Postado em 26 de abril de 2023
No vídeo chamado "Como os Titãs ajudaram os Raimundos e a cena dos anos 90", o jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore conta que foi graças ao produtor musical Carlos Eduardo Miranda que o Titãs conheceu o Raimundos e deu um impulso considerável para a banda estourar em todo o país no começo dos anos noventa.
Titãs - Mais Novidades
Miranda na época era jornalista da revista Bizz, que nas palavras de Júlio, "estava jurada de morte" pela banda por causa de críticas nada elogiosas aos seus álbuns, e ele até então nunca havia feito nada sobre o Titãs. Ele ganhou a confiança dos caras do grupo, e uma das coisas que carregava consigo era uma maleta cheia de fitas cassete demo com bandas de todo o Brasil.
Uma das fitas que chamou a atenção do Titãs mostrava uma banda de Brasília chamada Raimundos, que era a maior aposta do Miranda para estourar. E a gravadora Warner estava para inaugurar um novo selo que iria fazer o lançamento destas novas bandas, incluindo o Raimundos. E todos queriam que o Miranda estivesse à frente do selo. Mas a gravadora não confiava no Miranda, que era considerado "porra-louca" pelos executivos, relata o Júlio. E o tempo estava passando e eles corriam o risco de perderem as bandas.
E é nesse ponto que Júlio conta como Miranda fez "uma malandragem": "A jogada do Miranda para apressar a criação do selo Banguela foi uma fake news que ele combinou com o André Forastieri, que estava trabalhando na Folha de São Paulo". André é jornalista e havia trabalhado com Miranda na Bizz. Eles publicaram uma matéria no jornal, dizendo que os Titãs haviam criado um selo para lançar novas bandas. Júlio exibe cópia da matéria no vídeo, que está printada e reproduzida abaixo:
A matéria dizia que o Titãs havia divulgado em entrevista coletiva o lançamento de um selo próprio e que o primeiro lançamento seria o disco de estreia do Raimundos, que iria abrir os shows do Titãs no próximo final de semana. Mas, conforme conta Júlio, era tudo mentira. Não havia entrevista coletiva, o Raimundos ainda não tinha gravado o disco e sequer o tal show que iria abrir havia sido acertado!
Claro que quase deu merda mas no fim das contas todos se acertaram e a gravadora criou o selo Banguela - nome sugerido por Nando Reis com base no disco "Jesus não tem dentes no país dos banguelas", do Titãs. A banda, inclusive, deu muito apoio aos novatos do Raimundos, participando da gravação do disco, dando dicas e até emprestando instrumentos, que os brasilienses não tinham.
Veja abaixo o vídeo de Júlio com muito, mas muito mais detalhes, incluindo trechos de filmagens e depoimentos dos envolvidos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
A artista que Ritchie Blackmore chamou de "os Beatles desta geração"
Marcie Free, uma das maiores vozes do AOR, morre aos 71 anos

O único membro dos Titãs que votou contra a demissão do baterista André Jung
O ex-jogador de futebol por quem Nando Reis era fascinado
A única vez na história que os Titãs discordaram por razão moral e não estética
A melhor música dos Titãs, na opinião de Mateus Ribeiro


