O bizarro erro das autoridades que levou Paulo Coelho e Raul Seixas a serem presos
Por Bruce William
Postado em 17 de abril de 2023
Neste vídeo de número 046 da série "Conexão Legiônica", o jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore explica a polêmica surgida há alguns anos com a notícia que Raul Seixas teria entregado Paulo Coelho à tortura.
Para sistematizar e estruturar a narrativa onde conta as histórias envolvendo a polêmica, Júlio exibe no vídeo depoimentos e até mesmo cópias de documentos oficiais, inclusive colocando em dúvida se a prisão de Raul ocorreu mesmo, conforme aconteceu de fato com Paulo Coelho. Vale muito a pena assistir ao vídeo completo, mais um excelente trabalho feito pelo Júlio.
Um dos documentos exibidos por Júlio é um documento que circulou em abril de 1974 entre os órgãos repressivos (exército, aeronáutica, DOPS) que colocava Paulo Coelho com sua namorada Adalgisa Rios e também Raul Seixas sob suspeita. O informe dizia que Raul Seixas, "juntamente com o foragido Paulo Coelho Pinheiro, militante do PCBR e Adalgisa Eliana Rios de Magalhões, do PC do B"(...) "escreveu um panfleto intitulado 'A Fundação de Krig-ha'", se referindo ao encarte do álbum "Krig-Ha Bandolo", desenhado por Adalgisa.
Acontece que o Paulo Coelho foragido era outra pessoa! O nome completo do escritor e parceiro de Raul é Paulo Coelho de Souza. Os investigadores provavelmente viram o nome do Paulo Coelho citado no encarte feito pela Adalgisa e, sem fazer uma checagem melhor, taxaram que aquele ali era o Paulo Coelho Pinheiro, que já estava sendo procurado pelos órgãos de repressão. Sem esta confusão de nomes, Paulo não teria sido preso e Raul, se foi mesmo preso, teria ficado longe de toda esta confusão...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps