Sabbath hesitou em gravar "Paranoid" devido à semelhança com música do Led Zeppelin
Por Bruce William
Postado em 25 de junho de 2023
O Ultimate Classic Rock reproduziu o trecho de uma conversa de Geezer Butler com a Classic Rock, onde ele relembra o momento em que Tony Iommi tocou a música "Paranoid" para seus companheiros de banda no Black Sabbath, que inicialmente se recusaram a trabalhar na canção.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Paranoid" foi feita às pressas e incluída aos 45 do segundo tempo no segundo álbum da banda, mas não só acabou batizando o trabalho como se tornou um dos maiores clássicos do Black Sabbath. Com seus três minutos de duração, a música fugia do padrão das obras do grupo até então.
"Estávamos sem material, e Tony meio que veio com o riff na hora. Mas Ozzy e eu achamos que estava muito parecido com 'Communication Breakdown' do Led Zeppelin. ... Nós sempre amamos o Led Zeppelin naquela época, sentados no chão fumando maconha e ouvindo aquele primeiro álbum. Então, quando Tony veio com o riff de 'Paranoid', eu e Ozzy reconhecemos imediatamente e pensamos: 'Nah, não podemos fazer isso!'", contou Geezer. "Mas é assim que são as coisas no rock 'n' roll - todo mundo faz isso, especialmente quando são jovens e estão começando. O que importa é colocar sua própria marca. E o Sabbath certamente fez isso".
Geezer conta que eles aprenderam muito com aquilo: "O fato de ter se tornado um grande sucesso para nós - e agora provavelmente é nossa música mais conhecida - diz tudo, de fato". Mas eles ainda se sentiram incomodados, principalmente quando o Sabbath apareceu no principal programa de música pop da TV britânica. "Nós nos sentimos como traidores. A gente não queria agradar os jovens que assistiam ao Top of the Pops... Nos sentimos completamente deslocados. E nos shows, começamos a atrair muita criançada gritando. Mas quando elas ouviam nossas outras músicas, provavelmente ficavam assustadas e saíam correndo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth
Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Paul Rodgers elege o melhor verso de abertura de todos os tempos
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP


Exibição em homenagem a Ozzy Osbourne supera expectativas e é prorrogada até final de setembro
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Dave Mustaine diz que mortes de Ozzy Osbourne, Dio e Lemmy Kilmister o afetaram
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
Em entrevista de 1984, Tony Iommi contou o que ele curtia (e não curtia) ouvir
Lars Ulrich: a diferença entre o Purple, o Led e o Sabbath


