Sabbath hesitou em gravar "Paranoid" devido à semelhança com música do Led Zeppelin
Por Bruce William
Postado em 25 de junho de 2023
O Ultimate Classic Rock reproduziu o trecho de uma conversa de Geezer Butler com a Classic Rock, onde ele relembra o momento em que Tony Iommi tocou a música "Paranoid" para seus companheiros de banda no Black Sabbath, que inicialmente se recusaram a trabalhar na canção.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Paranoid" foi feita às pressas e incluída aos 45 do segundo tempo no segundo álbum da banda, mas não só acabou batizando o trabalho como se tornou um dos maiores clássicos do Black Sabbath. Com seus três minutos de duração, a música fugia do padrão das obras do grupo até então.
"Estávamos sem material, e Tony meio que veio com o riff na hora. Mas Ozzy e eu achamos que estava muito parecido com 'Communication Breakdown' do Led Zeppelin. ... Nós sempre amamos o Led Zeppelin naquela época, sentados no chão fumando maconha e ouvindo aquele primeiro álbum. Então, quando Tony veio com o riff de 'Paranoid', eu e Ozzy reconhecemos imediatamente e pensamos: 'Nah, não podemos fazer isso!'", contou Geezer. "Mas é assim que são as coisas no rock 'n' roll - todo mundo faz isso, especialmente quando são jovens e estão começando. O que importa é colocar sua própria marca. E o Sabbath certamente fez isso".
Geezer conta que eles aprenderam muito com aquilo: "O fato de ter se tornado um grande sucesso para nós - e agora provavelmente é nossa música mais conhecida - diz tudo, de fato". Mas eles ainda se sentiram incomodados, principalmente quando o Sabbath apareceu no principal programa de música pop da TV britânica. "Nós nos sentimos como traidores. A gente não queria agradar os jovens que assistiam ao Top of the Pops... Nos sentimos completamente deslocados. E nos shows, começamos a atrair muita criançada gritando. Mas quando elas ouviam nossas outras músicas, provavelmente ficavam assustadas e saíam correndo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Quando Ritchie Blackmore falou merda e perdeu a amizade de um rockstar maior que ele
Woodstock Rock Store dá importante passo para se tornar patrimônio cultural de São Paulo
Dragonforce faz primeiro show com Alissa White-Gluz; veja os vídeos
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
Novo álbum dos Rolling Stones tem versão para música de Amy Winehouse
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
A pergunta bizarra que médico fez para Ozzy Osbourne em hospício
O disco do Black Sabbath que Ozzy Osbourne achava "repugnante"
Como Jimi Hendrix dividiu o Black Sabbath; uma parte amava, outra odiava
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
Glenn Hughes teria recusado gravar "Seventh Star" se soubesse ser um disco do Black Sabbath
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Ronnie James Dio: a real opinião dele sobre Ozzy Osbourne, resumida em entrevistas
De 1970 a 2025: uma música de cada ano gravada por bandas de heavy metal


