Geezer Butler relembra luta de Tony Iommi para gravar e tocar tratando câncer em 2013
Por André Garcia
Postado em 24 de junho de 2023
Enquanto enfrentava um linfoma há 10 anos, Tony Iommi lutou contra a doença enquanto gravava um álbum e fazia uma turnê mundial. Geezer Butler relembrou aquele ato heroico do colega.
No começo de 2012 o mundo do heavy metal estremeceu com a notícia de que Tony Iommi foi diagnosticado com um linfoma, felizmente em estágio inicial. Apesar disso, enquanto enfrentava a doença, heroicamente, entre sessões de quimioterapia ele gravou o álbum "13" (2013) e fez a turnê de despedida do Black Sabbath, que se estendeu até o ano seguinte.
Black Sabbath - Mais Novidades
Em entrevista para a Ultimate Classic Rock, o baixista Geezer Butler contou aquela história ao ser questionado sobre os planos abortados de o Black Sabbath gravar um álbum de blues.
"Não [saiu do papel], porque nós não sabíamos o que ia acontecer com o Tony: ele estava muito doente na época. Pensamos 'Como não sabemos o que vai acontecer, vamos só fazer a turnê final do Sabbath — se todo mundo ainda estiver vivo depois disso, aí a gente considera fazer outro álbum'. Só que aquilo realmente esgotou Tony. Eu simplesmente não sei como ele conseguiu. Quando estávamos compondo o álbum '13', ele ia fazer quimioterapia, depois voltava do hospital e continuava escrevendo. Eu e Ozzy dizíamos 'Vai descansar, Tony!' Mas ele simplesmente se recusava. Ele não deixaria que aquilo o derrotasse. A turnê final originalmente seria de 100 shows, e nós deveríamos terminar no Japão, mas no meio do caminho, Tony simplesmente disse 'Eu não consigo fazer 100 [shows]', então dissemos 'Tudo bem'. Tivemos sorte de fazer 80 shows na turnê final, sabe, então todos nós entendemos. Foi isso."
Com Geezer Butler aposentado e Ozzy com um estado de saúde complicado, é difícil imaginar um retorno do Black Sabbath. Entretanto, o baixista revelou que "Tony ainda está trabalhando em coisas em seu estúdio. Na verdade, ele me enviou um e-mail na semana passada dizendo 'Quer tocar baixo [risos]?' Eu respondi 'Talvez!', mas não, não tem nada de concreto. Se tiver que acontecer, acontecerá, mas eu não conto com isso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
A banda punk que Lemmy descartou como uma piada; "ruins para cacete"
Marty Friedman volta ao Brasil em novembro para dois shows
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Tarja Turunen já participou de evento na Rússia que definiu como "humilhante"
O álbum contestado do Iron Maiden influenciado por disco de Bruce Dickinson
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Tony Iommi falou com Ozzy Osbourne na noite anterior à morte do vocalista
O álbum do Pink Floyd que Richard Wright rejeitou e jogou nas costas de Roger Waters



15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
5 músicas que ficaram famosas por motivo diferente daquele imaginado pela banda
Tony Iommi sobre riffs; "É a única coisa que sei fazer, sou inútil para qualquer outra coisa"
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1980, segundo a Noise Creep
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
5 músicas famosas gravadas quando a banda estava praticamente acabada
O álbum do Black Sabbath cujo sucesso surpreendeu Geezer Butler
A banda definitiva de Heavy Metal, na opinião de Ozzy Osbourne


