Geezer Butler relembra luta de Tony Iommi para gravar e tocar tratando câncer em 2013
Por André Garcia
Postado em 24 de junho de 2023
Enquanto enfrentava um linfoma há 10 anos, Tony Iommi lutou contra a doença enquanto gravava um álbum e fazia uma turnê mundial. Geezer Butler relembrou aquele ato heroico do colega.
No começo de 2012 o mundo do heavy metal estremeceu com a notícia de que Tony Iommi foi diagnosticado com um linfoma, felizmente em estágio inicial. Apesar disso, enquanto enfrentava a doença, heroicamente, entre sessões de quimioterapia ele gravou o álbum "13" (2013) e fez a turnê de despedida do Black Sabbath, que se estendeu até o ano seguinte.
Black Sabbath - Mais Novidades
Em entrevista para a Ultimate Classic Rock, o baixista Geezer Butler contou aquela história ao ser questionado sobre os planos abortados de o Black Sabbath gravar um álbum de blues.
"Não [saiu do papel], porque nós não sabíamos o que ia acontecer com o Tony: ele estava muito doente na época. Pensamos 'Como não sabemos o que vai acontecer, vamos só fazer a turnê final do Sabbath — se todo mundo ainda estiver vivo depois disso, aí a gente considera fazer outro álbum'. Só que aquilo realmente esgotou Tony. Eu simplesmente não sei como ele conseguiu. Quando estávamos compondo o álbum '13', ele ia fazer quimioterapia, depois voltava do hospital e continuava escrevendo. Eu e Ozzy dizíamos 'Vai descansar, Tony!' Mas ele simplesmente se recusava. Ele não deixaria que aquilo o derrotasse. A turnê final originalmente seria de 100 shows, e nós deveríamos terminar no Japão, mas no meio do caminho, Tony simplesmente disse 'Eu não consigo fazer 100 [shows]', então dissemos 'Tudo bem'. Tivemos sorte de fazer 80 shows na turnê final, sabe, então todos nós entendemos. Foi isso."
Com Geezer Butler aposentado e Ozzy com um estado de saúde complicado, é difícil imaginar um retorno do Black Sabbath. Entretanto, o baixista revelou que "Tony ainda está trabalhando em coisas em seu estúdio. Na verdade, ele me enviou um e-mail na semana passada dizendo 'Quer tocar baixo [risos]?' Eu respondi 'Talvez!', mas não, não tem nada de concreto. Se tiver que acontecer, acontecerá, mas eu não conto com isso."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps