O hit da Legião Urbana com frase que aponta grande desilusão com governo Collor
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de junho de 2023
A banda Legião Urbana, liderada pelo carismático Renato Russo, foi um ícone do rock brasileiro nos anos 80 e 90, e suas letras carregavam um forte teor político e social. Suas músicas retratavam a realidade urbana, abordando temas como desigualdade social, amores perdidos e angústias sociais.
Legião Urbana - Mais Novidades
As letras profundas e poéticas da Legião Urbana serviram como um espelho dos problemas e contradições do país na época, e sua mensagem crítica e contestadora influenciou gerações, tornando a banda uma importante voz política em meio à ditadura e ao período de transição democrática no Brasil.
Uma dessas músicas de cunho político é "Metal Contra As Nuvens", do álbum "V", que aborda o tema além de outros mais pessoais. Em live no canal Pitadas do Sal, o apresentador Ariston Sal Junior comentou sobre o hit.
"Essa música tem uma frase que foi feita para esse cenário do Collor que estava rolando: ‘Quase acreditei na sua promessa’", disse.
A escritora Julliany Mucury, autora do livro "Renato, O Russo", concluiu o raciocínio. "Tem essa desilusão com o Collor na parte 2. Na parte 3, temos a desilusão sobre a AIDS. Na última, ele diz: ‘Não me entrego sem lutar. Tenho ainda coração. Não aprendi a me render. Que caia o inimigo então’. Temos um elemento positivo aí. Depois, ele diz: ‘Tudo passa. Tudo passará’. Ele sempre faz o resgate do uso do popularesco. São expressões populares, da cultura popular de massa. Para trazer a pessoa que está ouvindo para um reconhecimento imediato", finalizou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps