Ron Wood: "Jimi Hendrix tocava tanto com a guitarra para a direita quanto a esquerda"
Por André Garcia
Postado em 03 de julho de 2023
É icônica a imagem de Jimi Hendrix tocando com sua Fender Stratocaster invertida, por ser canhoto. Segundo o rolling stone Ron Wood, ele também sabia tocar coma mão direita.
Gêmeos musicais, nem mesmo Mick Jagger consegue distinguir Keith Richards de Ron Wood com os ouvidos. Terceiro guitarrista solo dos Rolling Stones, entrou para a banda em meados dos anos 70 e já de cara despertou uma química telepática. Até hoje, ele é um dos maiores exemplos de membro substituto que se torna um membro definitivo.
Em 1966, no vácuo deixado pela ausência de turnês dos Beatles, Jimi Hendrix se tornou uma sensação da noite para o dia ao fazer sua estreia na Inglaterra para os maiores astros da cena local. Eric Clapton, Pete Townshend, Brian Jones e Jeff Beck estavam presentes — e ficaram de queixo caído. O guitarrista logo passou a levar uma vida de luxos, mas quando desembarcou em Londres a grana era pouca.
Sem dinheiro para alugar um apartamento, ele dividiu um com Ron Wood, que relembrou à Classic Rock como foi.
"A gente dividia uma casa em Holland Park, a casa da Pat Arnold. Ele me deu um basset hound chamado Snoopy que fazia cocô em todos os lugares. A Pat disse 'Ou o cachorro vai embora ou vão vocês dois!', e Jimi respondeu: 'Por que eu não vou embora e você fica com meu cachorro? Eu já tenho que seguir em frente, mesmo.'"
Wood confirmou que Jimi Hendrix, apesar de sua persona selvagem no palco, era uma pessoa tímida e quieta:
"Ele era muito tranquilo como colega de apartamento: sempre alto de Quaalude. E chapado. Relaxadão. Ele sentava e tocava com a guitarra tanto para a direita quanto a esquerda. Aquela ambidestria me deixava bolado. Se eu tentar tocar com a mão esquerda, é como dar uma guitarra a uma criança! Costumávamos pegar os violões e trocar licks de blues, para ele se aquecer antes de um show. Ele sempre dizia 'Não gosto da minha voz', e eu respondia 'Não se preocupe, sua guitarra compensa isso'. Ele era um homem muito doce."
Apesar de terem seguido caminhos musicais bem diferentes ao longo do final da década de 60, os dois mantiveram contato, se esbarrando pela Inglaterra. Ron esteve com Hendrix na noite em que ele foi encontrado morto:
"Lembro-me dele saindo do Ronnie Scott's na noite em que morreu. Ele estava abraçado com uma garota, eu gritei: 'Ei, Jimi, boa noite!' Eu chorei quando recebi a notícia no dia seguinte. Não podia acreditar."
Quando Jimi Hendrix morreu, em 18 de setembro de 1970. Naquela época, Ron Wood fazia sua transição de baixista do Jeff Beck Group para guitarrista único do The Faces — ao lado de Rod Stewart em ambas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps