Metallica: Jason Newsted suava tanto que seu baixo tinha que ser à prova de água?
Por André Garcia
Postado em 02 de julho de 2023
Você já ouviu falar da história de que, em seus tempos de Metallica, Jason Newsted tinha que usar baixos à prova d'água por conta da transpiração? Ele respondeu se isso era mesmo verdade.
Quando se trata do Metallica nos anos 90, uma das primeiras imagens que me vem é a de Jason Newsted: batendo cabeça com a cara retorcida e coberto de suor. A transpiração era tão intensa que ele confirmou que, sim, destruía a parte elétrica de seus instrumentos. A partir de 1996, ele teve que apelar para baixos à prova de água salgada.
Em entrevista para a revista Bass Player, ele contou: "Para o 'Load' [em 1996], usei um baixo 58 P-Bass e um 1981 Spector NS 4-string. Eles eram bem construídos e soavam excelentes, mas eu tinha muito problema com o suor infiltrando dentro deles. Todos os meus instrumentos passaram a ter que ser à prova de água salgada. [...] Havíamos feito um show ao ar livre na última turnê, e no final tinha só um baixo funcionando dos seis — má notícia. E quando um baixo passando por 250.000 watts de PA de repente pifa… o pessoal não fica lá muito feliz."
"Quando eu estava procurando quem ia construir meus baixos para a [próxima] turnê", acrescentou, "eu tinha que testar cada um deles. Eu enchia uma grande banheira com água super quente, colocava sal e mergulhava o baixo. Depois, eu tirava o baixo da banheira e o colocava na frente de um aquecedor por alguns minutos. Repetia esse mesmo processo três vezes com cada baixo. Depois, eu [tocava] surrando eles por um tempo no meu estúdio e, finalmente, deixava em um suporte por uns dias. Geralmente, o baixo corroía e não funcionava mais. Nenhum baixo passou no teste, exceto o do Sadowsky."
O internacionalmente conhecido luthier norte-americano Roger Sadowsky, da Sadowsky Guitars, contou como construiu instrumentos capazes de atender às exigentes demandas do então baixista do Metallica:
"Jason expressou preocupações com a umidade e a confiabilidade. Aparentemente, alguns dos seus baixos estavam apresentando uma saída intermitente e, quando seu técnico removia a placa da saída do jack, literalmente saía água! Acontece que os níveis de umidade nos shows são tão altos devido ao calor, que a água escorre pela frente dos amplificadores! E a umidade estava se acumulando no interior das cavidades devido à condensação. Nossa solução foi colocar uma fina camada de borracha na parte de trás das placas da cavidade de controle, e por baixo da placa do jack (em formato de bola de futebol [americano]). Também selamos os furos que vão das cavidades dos captadores até as cavidades de controle com selante de silicone, para evitar que qualquer umidade vazasse dos captadores para as cavidades.
"Não cobramos nada a mais de Jason pelo serviço de impermeabilização. Mas, ao mesmo tempo, quero que as pessoas saibam que ele pagou o preço cheio por oito instrumentos. Enviei a ele um nono baixo como brinde. Ele não tentou fazer o típico acordo de troca de divulgação dos artistas comigo; ele foi muito correto", concluiu.
Aos 46 anos, Roger Sadowsky é o dono da Sadowsky Guitars. Sediada em Nova Iorque, foi fundada por ele próprio em 1979, e conquistou reputação de produzir instrumentos de qualidade única em todo o mundo. Entre as lendas musicais que já usaram instrumentos feitos por ele estão Prince, Keith Richards, Adam Clayton (U2) e Greg Lake (Emerson Lake & Palmer).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps