As expectativas de Bruce Dickinson e Steve Harris quando o vocalista voltou ao Iron Maiden
Por Mateus Ribeiro
Postado em 30 de agosto de 2023
A década de 1990 foi o período mais turbulento da carreira da banda inglesa de Heavy Metal Iron Maiden. Tudo começou em 1993, quando Bruce Dickinson saiu do grupo, com o intuito de se dedicar à sua carreira solo. Blaze Bayley, que era da banda Wolfsbane, foi escolhido como substituto de Bruce e gravou dois discos, que não fizeram tanto sucesso: "The X Factor" e "Virtual XI", lançados respectivamente em outubro de 1995 e março de 1998.
Embora tenha feito um trabalho digno enquanto foi vocalista do Iron Maiden, Blaze não conseguiu atingir a mesma popularidade que o seu antecessor. No final das contas, o retorno de Bruce Dickinson, que parecia ser o melhor dos cenários, foi confirmado em fevereiro de 1999. O guitarrista Adrian Smith, que estava fora do Maiden desde 1988, também voltou ao grupo na época.
Os retornos de Bruce e Adrian fizeram muito bem ao Iron Maiden, que se firmou como um sexteto, formação que persiste até os dias atuais e provavelmente seguirá até o dia em que Steve Harris anunciar a aposentadoria.
Os "malditos rumores"
A volta de Bruce ao Maiden foi tema de matéria publicada no site da Metal Hammer, que traz trechos de entrevistas relacionadas ao retorno triunfal do cantor e compositor.
"As pessoas me perguntam sobre esses malditos rumores a cada cinco minutos desde que meu álbum solo [‘Chemical Wedding’, de 1998] começou a receber ótimas críticas!", afirmou Dickinson, em entrevista concedida à Kerrang. Apesar da animosidade, na mesma entrevista, ele deixou no ar que poderia voltar à banda. "Nas circunstâncias certas, seria um bocado engraçado".
O retorno e as expectativas
Os "malditos rumores" se confirmaram e Bruce voltou ao Maiden, junto de seu amigo de longa data Adrian Smith. E o vocalista ficou empolgado com a "volta pra casa".
"Não quero igualar as expectativas das pessoas. Quero superá-las", relatou o frontman.
"Quando Bruce voltou, ele estava totalmente certo de fazer o melhor álbum do Maiden possível, e era isso que eu queria ouvir", disse Steve Harris, o baixista e fundador do Iron Maiden.
Desde fevereiro de 1999, o Iron Maiden conta com Bruce Dickinson, Adrian Smith, Dave Murray, Janick Gers, Steve Harris e Nicko Brain em sua formação. Como sexteto, a banda gravou os álbuns "Brave New World", "Dance Of Death", "A Matter Of Life And Death", "The Final Frontier", "The Book Of Souls" e "Senjutsu".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps