Rush e a piada que gerou o primeiro épico inesquecível lançado pela banda
Por Bruce William
Postado em 30 de agosto de 2023
A princípio, algum ouvinte meio distraído que tenha ouvido o "Fly By Night" naquele longínquo ano de 1975 talvez não tenha percebido logo de cara que alguma coisa havia mudado naquela banda canadense, já que as três primeiras músicas do lado A do vinil, "Anthem", "Best I Can" e "Beneath, Between and Behind", apesar da pegada nitidamente diferente da bateria, ainda podiam ser enquadradas naquele hard rock zeppeliniano que eles haviam apresentado em seu auto-intitulado trabalho anterior.
Mas foi na música seguinte, "By-Tor & The Snow Dog", que ficava clara a mudança; até a metade ela meio que mantém aquele mesmo padrão, mas eis que ela sofre uma forte mudança de andamento, numa demonstração da complexidade que a banda adotaria em muitas de suas composições a partir dali, incluindo uma letra com temática fantástica e misteriosa, bastante diferente do que eles haviam apresentado até então, sendo ela o primeiro épico hard-prog feito pelo Rush.
A incrível história do primeiro épico hard-prog feito pelo Rush
"Devemos ter ficado chapados um dia, imaginando uma música sobre esses dois cachorros. E então Neil foi em frente e escreveu. Mas os caras da nossa gravadora não ficaram felizes. Eles contrataram a banda que estava no primeiro álbum, e disseram, 'Isso não é a mesma coisa - o que é essa coisa de By-Tor? Vocês estavam falando de homens trabalhadores ("Working Man") e agora estão falando dessas coisas loucas'", contou Geddy Lee.
Os cachorros ao qual ele se refere eram do então empresário do Rush, Ray Danniels, e seus nomes foram dados pelo técnico de iluminação e também gerente de turnês da banda na época, Howard Ungerleider, após uma festa na casa do empresário. "Ray tinha dois cachorros. Um era um pastor alemão com presas afiadas, e o outro era um cachorrinho branco e nervoso. Eu costumava chamar o pastor alemão de By-Tor, porque qualquer pessoa que entrasse na casa era mordida por ele. Ray dizia, 'O cachorro é manso, não se preocupe com isso'. Bem, na noite da festa, estávamos sentados comendo nossos bifes quando o pastor começou a morder a minha perna. Eu comecei a gritar e chamei o cachorro de By-Tor", contou Howard, que criou o nome em alusão à palavra "biter", que significa "animal que morde". "Já o outro cachorro era um neurótico de fato, vivia latindo e pulando sobre a gente. E como ele era branco, passei a chamá-lo de Snow Dog (cachorro de neve)", disse.
Aquela história e aqueles nomes inspiraram Neil Peart, que criou toda uma batalha entre dois seres imaginários marcando o que seria o início de um ciclo de criações épicas que se tornariam uma marca registrada do Rush nos anos seguintes. A composição narra a lendária batalha entre By-Tor e o herói Snow Dog, trazendo à vida cenários mitológicos impressionantes através de uma fusão perfeita entre letras e música. O épico encontro desses dois personagens é retratado com fervor em um envolvente duelo instrumental, com By-Tor representado por Geddy Lee e Snow Dog por Alex Lifeson, conforme consta na própria contracapa do álbum.
A curiosa origem de "The Tobes of Hades", trecho de "By-Tor & Snow Dog" do Rush
Algo que também diferenciava "By-Tor & Snow Dog" de músicas longas do primeiro álbum como "Here Again" e "Working Man" é que ela era dividida em várias partes; a primeira se chama "At The Tobes Of Hades" ("Nos Tobes do Hades"), onde é descrito o By-Tor, que se trata de um maléfico habitante do mundo inferior. Geddy Lee e Alex Lifeson admitiram que não faziam ideia do que significava "tobes", até que um dia Neil explicou: "Ninguém sabe o que quer dizer, e é por isso que eu adoro este nome. Mas é uma coisa que o pai de um amigo costumava dizer: 'Está mais quente que os Tobes do Hades!'". Neil adorou aquela imagem.
Em seguida vêm "Across The Styx" ("Do outro Lado do Estige"), onde é mostrado um pouco do mundo superior habitado por Snow Dog, seguido de "The Battle" ("A Batalha"), uma seção instrumental que é dividida em sub-seções com os nomes "Challenge And Defiance", "7/4 War Furor", "Aftermath" e "Hymn Of Triumph", e por fim "Epilogue", onde Snow Dog é declarado vencedor enquanto By-Tor é enviado de volta às profundezas. Mas para alegrar quem torcia por ele, By-Tor retorna em "The Necromancer", música do terceiro álbum do Rush, "Caress of Steel", e desta vez como uma criatura do bem, que se torna um dos vencedores da batalha. Mas isto é história para outra hora...
Com informações do Rush Valt, do Songfacts e do livro "Rush Através das Décadas" de Martin Popoff.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps