O único álbum da Legião Urbana que finalmente traz alma e essência mais feminina
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de agosto de 2023
Legião Urbana - Mais Novidades
Os álbuns da Legião Urbana apresentam músicas mais voltadas ao universo masculino, onde Renato Russo canta suas dores e emoções e a mulher amada está normalmente distante. No caso de "A Tempestade", entretanto, essa história muda. Quem explica é Julliany Mucury, autora de "Renato, O Russo", em live no Pitadas do Sal.
"A alma da ‘Tempestade’ possui uma essência profundamente feminina. O álbum é marcado por Renato Russo ao colocar a faixa ‘Natália’na abertura, seguida por músicas como ‘Leila’ e ‘Primeiro de Julho’, ambas carregando uma atmosfera que ressoa com o feminino. Essa energia está presente ao longo do disco, tornando-se uma espécie de ode que homenageia as amizades e as mulheres na vida de Renato.
Ele menciona sua irmã e sua mãe nas letras, e essa arquitetura não pode ser ignorada. Renato quis deliberadamente trazer essa abordagem feminina ao álbum, buscando até resgatar fitas e letras para alcançar esse propósito. É interessante notar que o feminino, algo que talvez não fosse frequentemente associado a Renato, é fortemente abordado na ‘Tempestade’.
A canção de abertura, ‘Natália’, vez com essa sensação de nascimento e um começo. Isso ecoa por todo o álbum, evocando uma aura persistente que me impacta desde a primeira audição completa. A simbologia subjacente nessa abordagem sempre me intriga, pois considero a interconexão das músicas e das temáticas".
Ainda nesse tema, Mucury comenta também sobre "Música de Trabalho", faixa desse disco que finalmente fala sobre uma relação de amor entre homem e mulher de forma positiva.
"É uma canção de protesto do disco. Tinha que ter, senão não seria Legião Urbana. É aquilo de bater o carimbo. ‘Música de Trabalho’ faz essa função. Fala sobre o cotidiano, o sujeito que trabalha. É uma crítica social. Um dia que se repete para esse sujeito por obrigação, como naquele filme do ‘Dia da Marmota’.
Ele não tem escolha. Mais uma vez o oprimido tem voz. Tem a ver com ‘O Mito de Sísifo’, o cara que está condenado a subir a montanha e aí a pedra rola de volta. Os Deuses o condenam, só que ele aceita o trabalho, se resigna. Algo que me chama atenção nessa canção é que finalmente temos uma relação amorosa positiva.
O oásis desse trabalhador são os braços de alguém. Que coisa gostosa, né? Passa o dia nessa situação de miséria, de ter que cumprir a função cotidianamente, mas tem os braços de alguém para voltar no fim do dia. Ele sempre mostra como lidar com a perda do amor e como se reconstruir. Finalmente ele tem um braço para voltar aqui".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
Os dois maiores discos do rock nacional, de acordo com Sérgio Britto, do Titãs
Guns N' Roses explica por que Axl Rose deu chilique em show na Argentina
O indicativo de que Foo Fighters e Queens of the Stone Age podem vir ao próximo Rock in Rio
Iron Maiden anuncia turnê norte-americana com Megadeth e Anthrax
Novo disco do Soulfly tem música dedicada a falecido ícone do metal extremo
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
All Metal Stars BR: Priester, Ardanuy e Bianchi anunciam turnê em homenagem a Andre Matos
The Cult anuncia pausa na carreira por tempo indeterminado
Baterista Mikkey Dee (Scorpions, Motörhead) fará turnê tocando Kiss com orquestra
O choque de Geezer Butler ao ver Ozzy nos ensaios; "não sabia o quanto ele estava doente"
O hit da Legião Urbana que Renato Russo finalmente fala sobre relação amorosa positiva
O show de banda australiana que virou tragédia e matou dois amigos de Renato Russo
O incomum caso de família que fez Renato Russo ter um sobrenome apenas
O elemento em comum entre os nomes Metallica e Legião Urbana, segundo Humberto Gessinger
O clássico absoluto do rock brasileiro que tem melodia cativante, mas narra história sombria


