O incrível trabalho que o Iron Maiden não lançou pois "teria sido uma fraude"
Por Bruce William
Postado em 24 de agosto de 2023
O Iron Maiden é historicamente ligado aos álbuns ao vivo no cenário do heavy metal. "Live After Death" é um dos maiores exemplos disto, mas a banda também demonstrou dedicação em registrar diversas apresentações, como "Maiden England," "Rock In Rio," "Flight 666" e "En Vivo!".
E uma das gravações ao vivo mais notáveis que fizeram permaneceu guardada por 20 anos: o show "Beast Over Hammersmith," capturado em 1982 no Hammersmith Odeon. Este concerto, ocorrido pouco antes do lançamento de "The Number Of The Beast," revela a banda em seu auge, apesar de ter permanecido arquivado devido a problemas de qualidade de luz durante a gravação.
"Quando fizemos o registro, as pessoas responsáveis pela gravação deveriam ter vindo a dois shows anteriores para checar como eram as coisas. Mas não fizeram isso. Com isto, a iluminação ficou muito escura. Portanto, basicamente, não havia como lançarmos o vídeo completo de uma hora e meia, porque teria sido uma fraude", explicou o baixista Steve Harris em uma entrevista de 1987.
De tão bom e marcante que foi, a despeito das limitações técnicas, a banda acabou lançando uma versão reduzida de 46 minutos do vídeo no DVD "The History of Iron Maiden - Part 1: The Early Days", de 2004. Já o áudio completo existe oficialmente desde o início dos anos 2000, inclusive em vinil.
A turnê relacionada ao show, "Beast On The Road", foi um marco na carreira do Maiden, marcando o início de uma série intensa de 180 shows feitos em 10 meses. Mas posteriormente a banda bateria este recorde com a notável turnê "World Slavery", quando passaram por cinco continentes em 331 dias de estrada. "Fizemos o show no Colosseum em El Paso no Texas, em seguida voamos para a Inglaterra para o reading Festival, e voltamos para fazer Long Beach na Califórnia, tudo isto em questão de poucos dias, era uma rotina pesada" diz no DVD Bill Barclay, técnico de guitarra de Dave Murray.
Quanto ao "Beast Over Hammersmith", ele tinha todo o potencial para se tornar o primeiro grande álbum ao vivo do Maiden. Tanto o áudio quanto o vídeo capturaram a energia e a habilidade da banda, documentando um momento crucial de sua ascensão ao estrelato. E embora permaneça incompleto, o registro ainda merece reconhecimento por sua importância histórica.
Com informações da Metal Hammer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps