Ozzy cita álbum do Pantera que tem que estar em toda coleção de Heavy Metal que se preza
Por Bruce William
Postado em 26 de setembro de 2023
Em 1994 o Pantera lançou seu sétimo álbum de estúdio, "Far Beyond Driven", primeiro disco de metal extremo a alcançar o topo da Billboard, conforme lembrou Mateus Ribeiro neste texto em que fala sobre o álbum: O álbum mostra uma sonoridade pesada, rápida e extremamente agressiva, em uma época que o metal não passava pelos seus melhores momentos. Músicas como 'Strength Beyond Strength', 'I'm Broken', '25 Years', 'Becoming', '5 Minutes Alone' e 'Slaughtered', que seriam inaudíveis para a grande maioria, ajudaram a popularizar a música pesada até mesmo entre aqueles que nem faziam ideia do que era o thrash, heavy ou groove metal".
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
O álbum trazia uma capa bastante polêmica, substituída por outra mais "amena" para algumas edições, e que de acordo com o saudoso Nacho Belgrande em uma resenha, "era uma metáfora para a indústria fonográfica que se vendia babas com Jewel como sendo 'rock' e chorões sem causa como Kurt Cobain: uma broca industrial reto acima do mundo".
Ainda no seu texto, Nacho diz: "Se o Metallica tinha aberto a década de 90 se diluindo para alcançar as massas, o Pantera fez contrário: jogou mais farinha e pimenta no pirão, e aliado ao Sepultura - com quem excursionou para divulgar o disco quando a entourage brasileira ainda promovia 'Chaos A.D.' - remodelou o Metal por toda aquela década, redefinindo desde os timbres de guitarra que o nu metal usaria até o modo de os fãs de metal se vestirem".
A releitura do Black Sabbath feita pelo Pantera que foi rejeitada pelas gravadoras
"Far Beyond Driven" encerra com uma releitura de "Planet Caravan", lançada originalmente pelo Black Sabbath em seu álbum de 1970, "Paranoid". "Foi uma música que nós gravamos para um registro tributo ao Black Sabbath e foi rejeitada por razões políticas entre gravadoras e coisas mais", explicou o vocalista Phil Anselmo em uma entrevista de 2014. "Para nós, é claro, você pensa que o Pantera iria pegar a música mais pesada do Black Sabbath para fazer uma cover. Mas uma coisa que eu sempre soube, é que esses caras podiam tocar qualquer tipo de música. Nós sabíamos que 'Far Beyond Driven' era uma surra, ouvir música por música até a última. Pode parecer meio irônico em deixar esta muito bem feita, extremamente descontraída, madura, ainda semi-popular, música do Black Sabbath para o final" diz Phil, em texto transcrito por Samuel Coutinho.
Já Rex Brown afirma que a banda aprendeu a música em cerca de 15 minutos e que o solo feito por Dimebag Darrell é um dos seus preferidos, conforme transcrição feita novamente por Mateus Ribeiro: "Quando ele foi para o primeiro solo, eu tive que sair da sala [de gravação] ... esse solo dele não é meu solo favorito do Dime, mas está entre os dois primeiros".
O incrível álbum do Pantera que Ozzy Osbourne escolheu como seu preferido
No final dos anos noventa, o Pantera andou abrindo vários shows do Black Sabbath. "A abertura de um show pra esses caras é definitivamente a honra de uma vida. Eu mal posso esperar. Vai ser incrível sentar ao lado do palco e assistir os shows deles todas as noites. Isso é um fato de inspiração pura!", disse Dimebag na época, deixando claro o quanto eles admiravam e respeitavam a lendária banda britânica.
E aquelas turnês foram tão intensas e marcaram profundamente até Ozzy Osbourne, que em 2017 escolheu para a revista Rolling Stone os dez discos de Metal que mais gosta, e colocou o "Cowboys From Hell" de 1990 na lista. A transcrição foi feita por Igor Miranda.
"São os mais festeiros com quem excursionei. A guitarra de Dimebag brilha nesse disco. Deve estar na coleção de todo fã de metal", disse Ozzy, justificando sua escolha, com um comentário que deixaria Dime extremamente orgulhoso. Uma pena MESMO que ele não tenha vivido para ver isto...
Mateus Ribeiro, que aparece aqui nesta matéria pela terceira vez (já pode pedir música!), explica nesta resenha do "Cowboys From Hell" que foi neste álbum que a banda "mudou da água para o vinho", e que ele é considerado por muitos como o "primeiro lançamento 'de verdade' do Pantera": "Seja você fã da primeira fase do grupo, seja fã da fase mais pesada, a única verdade em torno disso é que 'Cowboys From Hell' é bom pra cacete", disse Mateus.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps