Clássicos imortais: Cowboys From Hell e a reinvenção do Pantera
Resenha - Cowboys From Hell - Pantera
Por Mateus Ribeiro
Postado em 18 de março de 2020
O Pantera é uma das bandas mais importantes dos anos 1990, uma década que foi um tanto quanto difícil para os estilos mais pesados do metal, mesmo com inúmeros subgêneros e diversas bandas surgindo dia após dia mundo afora.
Mesmo com um cenário pouco favorável, a banda chegou no mainstream, apresentando um som pesado e sólido como uma parede, misturando influências de heavy e thrash metal. Tudo capitaneado pela guitarra cortante de Dimebag Darrell, que era acompanhada pelos vocais insanos de Phil Anselmo (que na época usava sua voz apenas para cantar, e não para falar asneiras), pela bateria potente de seu irmão Vinnie Paul e pelo baixo marcante de Rex Brown.
Após anos executando um som bem próximo do glam metal, a banda mudou da água para o vinho, e no dia 24 de julho de 1990, lançou "Cowboys From Hell", considerado por muita gente como o primeiro lançamento "de verdade" do Pantera. Seja você fã da primeira fase do grupo, seja fã da fase mais pesada, a única verdade em torno disso é que "Cowboys From Hell" é bom pra cacete.
A faixa que dá nome ao disco é o maior sucesso da banda, por conta de seu riff, seu solo e seu ritmo alucinante. A aula de como se fazer música pesada, rápida e irreverente continua a ser ministrada através de clássicos do calibre de "Primal Concrete Sledge", "Domination", "Psycho Holiday" e a espetacular "The Art of Shredding" Existe até tempo para uma balada pesada, a marcante "Cemetery Gates".
É inegável que "Cowboys From Hell" representa a a reinvenção do Pantera, uma banda que saiu de um som datado, fraco, sem sal e ajudou a repaginar a música pesada, com um disco que ajudou o thrash metal a chegar até uma parcela do público que mal conhecia o estilo.
Durante os pouco mais de dez anos que a banda passou na ativa, rodou o mundo, sempre com apresentações destruidoras e influenciando muitos músicos (para o lado do bem) e fãs (para o lado do mal, visto o tanto de cagadas inconsequentes que os músicos cometiam, invariavelmente, por conta do abuso de álcool). Poucas vezes o mundo do metal presenciou um fenômeno tão impressionante como o proporcionado pelo Pantera.
E sabe onde tudo isso começou? Isso mesmo, em "Cowboys From Hell", clássico imortal que fez o Pantera sair da jaula e conquistar o mundo, há quase 30 anos.
Ficha técnica
Álbum: "Cowboys From Hell"
Artista: Pantera
Data de lançamento: 24 d e julho de 1990
Duração: 57 minutos e 39 segundos
Tracklist:
"Cowboys from Hell"
"Primal Concrete Sledge"
"Psycho Holiday"
"Heresy"
"Cemetery Gates"
"Domination"
"Shattered"
"Clash with Reality"
"Medicine Man"
"Message in Blood"
"The Sleep"
"The Art of Shredding"
Formação:
Dimebag Darrell: guitarra
Phil Anselmo: vocal
Rex Brown: baixo
Vinnie Paul: bateria
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps