O megahit de Raul Seixas sobre Jesus e astrologia que Paulo Coelho achava muito simples
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de setembro de 2023
O hit "Al Capone", do álbum "Krig-ha, Bandolo!" (1973) é um dos grandes sucessos da carreira de Raul Seixas e surgiu logo no começo de sua parceria com Paulo Coelho. Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore explicou que a música sofreu relutância por parte de Paulo, que achava os versos muito simples.
Raul Seixas - Mais Novidades
Ele explicou que Raul insistiu para Coelho deixar os versos mais populares e acessíveis e foi isso o que acabou acontecendo no final.
"Em meados de 1972, Raul Seixas estava radiante por ter encontrado o parceiro ideal para criar as músicas de seu primeiro LP. Ele havia insistido bastante para que Paulo Coelho concordasse em escrever letras de música, apesar de seu verdadeiro sonho ser se tornar um escritor.
Foi nesse momento que surgiu a oportunidade de criar uma segunda música. Paulo apresentou uma ideia que mesclava elementos como Al Capone, Jesus Cristo e astrologia. Raul, perplexo, respondeu: ‘Isso aqui está muito complicado, cara.’ Paulo, com seu estilo peculiar, retrucou: ‘Mas eu só sei escrever desse jeito. O que você quer que eu faça? Al Capone, veja se ele te orienta?’.
Raul estava convencido de que aquilo seria uma letra de música, enxergou um potencial para um grande sucesso. Paulo, ainda incrédulo, brincou: ‘Então está aí, o que mais? Já sabem do seu furo com o imposto de renda?" Raul respondeu: ‘É isso aí, Paulete’. Foi assim que nasceu uma das canções mais memoráveis de Raul, uma que continua sendo lembrada até hoje, com sua intrigante história envolvendo Al Capone, Jesus Cristo e astrologia.
Histórias de outros hits de "Krig-ha, Bandolo!"
O hit "Mosca na Sopa", de Raul Seixas, é uma de suas músicas mais famosas e divertida e também vem do mesmo álbum. O mesmo youtube analisou essa faixa em outra oportunidade.
"Essa letra foi escrita muito antes da gravação do disco ‘Krig-há, Bandolo’, que aconteceu em 1973. Teve inclusive uma gravação anterior, que o Raul Seixas fez junto com o guitarrista Jay Vaquer. Não confunda com o filho dele, que tem o mesmo nome e está na atividade agora. Ele tinha um estúdio no Leblon e o Raul chegou a fazer a gravação de algumas músicas nesse estúdio.
Essa gravação anterior era diferente. Naquela metade em que fica só a percussão, o Raul simulava um vômito. A ideia é que quando uma mosca come, vomita na comida antes, para fazer a digestão fora do corpo. Antes do Raul conhecer o Paulo Coelho, o Jay era uma grande influência. Foi ele quem falou sobre o vômito.
Essa música foi aprovada pela censura, mas os censores fizeram uma observação muito curiosa. O parecer de aprovação dizia que a letra não tinha qualidade e falava das inconveniências de uma mosca. A linguagem seria simples e o tema é indefinido. A mensagem seria inexistente e a conclusão foi: ‘Em que pese a estupidez e o mau gosto, somos pela liberação. Já que não atinamos a comprometimentos outros’".
Raul Seixas e Paulo Coelho foram uma das parcerias mais icônicas da música brasileira. Raul, o lendário cantor e compositor, encontrou em Paulo Coelho, o renomado escritor, um colaborador criativo que ajudou a moldar e aprofundar as letras de suas músicas. Juntos, eles deram vida a canções que transcendem gerações, abordando temas diversos, desde filosofia e espiritualidade até críticas sociais e histórias cativantes.
A combinação da musicalidade única de Raul e do talento literário de Paulo resultou em uma contribuição duradoura para a cultura brasileira, deixando um legado que continua a inspirar e encantar fãs de todas as idades.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Postagem indica que Lynyrd Skynyrd pode pintar no Monsters of Rock 2026
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
Gene Hoglan admite ter usado IA na capa do novo álbum do Dark Angel e não liga para críticas
Pesquisa da Live Nation diz que 70% escolheriam show ao vivo em vez de sexo

A versão original em inglês de "Maluco Beleza", segundo parceiro de Raul Seixas
Opus 666 - o disco internacional de Raul Seixas que foi gestado, mas não nasceu
O motivo que levou Jerry Adriani a se recusar a gravar clássico de Raul Seixas
O apelido irônico que Raul Seixas dava aos Paralamas do Sucesso por não curtir o som
As teorias sobre único verso de "Há 10 mil Anos Atrás" de Raul que está sem explicação


