O hit de Raul Seixas que censura aprovou, mas disse ser "estúpido" e de "mau gosto"
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de julho de 2022
O hit "Mosca na Sopa", de Raul Seixas, é uma de suas músicas mais famosas e divertidas. Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore trouxe algumas curiosidades sobre a canção.
Letra foi escrita antes da versão oficial
"Essa letra foi escrita muito antes da gravação do disco ‘Krig-há, Bandolo’, que aconteceu em 1973. Teve inclusive uma gravação anterior, que o Raul Seixas fez junto com o guitarrista Jay Vaquer. Não confunda com o filho dele, que tem o mesmo nome e está na atividade agora. Ele tinha um estúdio no Leblon e o Raul chegou a fazer a gravação de algumas músicas nesse estúdio.
Gravação original tinha som de vômito
"Essa gravação anterior era diferente. Naquela metade em que fica só a percussão, o Raul simulava um vômito. A ideia é que quando uma mosca come, vomita na comida antes, para fazer a digestão fora do corpo. Antes do Raul conhecer o Paulo Coelho, o Jay era uma grande influência. Foi ele quem falou sobre o vômito".
O bizarro parecer da censura
"Essa música foi aprovada pela censura, mas os censores fizeram uma observação muito curiosa. O parecer de aprovação dizia que a letra não tinha qualidade e falava das inconveniências de uma mosca. A linguagem seria simples e o tema é indefinido. A mensagem seria inexistente e a conclusão foi: ‘Em que pese a estupidez e o mau gosto, somos pela liberação. Já que não atinamos a comprometimentos outros’".
Rock + manifestações culturais
"O Raul explora a mistura do rock com manifestações culturais e ritmos musicais afro-brasileiros. Ele incorpora capoeira e pontos dos terreiros de umbanda e candomblé. Tem até berimbau na faixa".
Quem canta no coro de mulheres?
"Existem duas versões sobre quem são as Spirituals Sisters Quintet, o nome creditado ao coro de mulheres que atua na música. Uma diz que Raul convocou moças em um terreiro de umbanda para cantar. Aí uma recebeu uma entidade. Mas outra versão diz que ele recrutou as moças no meio da rua".
O real significado da letra de "Mosca na Sopa"
"Ela é uma letra explícita, que fala sobre alguém que quer questionar um padrão estabelecido, um paradigma ou valores. Pode ser aplicada em diversas situações. A interpretação mais difundida é uma alusão à ditadura militar. Ele seria a mosca que veio para incomodar".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps