A curiosa semelhança entre "Eldorado" e Almah, segundo Edu Falaschi, criador de ambos
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de setembro de 2023
A banda Almah foi criada por Edu Falaschi e atualmente encontra-se em hiato. Após discos de sucesso como "Motion" e "Unfold", o vocalista resolveu deixar de lado o projeto para se dedicar na carreira solo.
Já como artista solo, Edu lançou o álbum "Vera Cruz" e acabou de lançar "Eldorado", segundo da série que será uma trilogia. Em entrevista ao Heavy Talk, ele explicou as semelhanças entre esse último registro e o Almah.
"Trata-se de um álbum bastante diversificado. Na minha perspectiva, é evidente que este disco, em minha opinião, incorpora uma gama variada de elementos. Por exemplo, mencionei que este álbum apresenta uma quantidade considerável de músicas com uma pegada mais intensa e com riffs de guitarra do que o álbum ‘Vera Cruz’. Essa característica pode estar relacionada, em parte, com influências do Almah, como você mencionou. Essa influência é notória devido à ênfase em elementos mais pesados.
No entanto, apesar dessas influências, o álbum ainda retém a essência da minha composição durante a época do Angra. Ele continua a incorporar muitos dos elementos que eram característicos das músicas que eu escrevia para o Angra. Isso se deve ao fato de que acredito que a minha abordagem mais natural à composição se manifesta nesse sentido.
Quando estou compondo uma música, ela flui mais naturalmente nessa direção, ainda alinhada ao estilo do Angra. Agora, é importante ressaltar que, ao criar o Almah, busquei me afastar intencionalmente das influências do Angra. Foi uma escolha deliberada, buscando uma diferenciação criativa".

Edu Falaschi e o Almah
Em entrevista ao Ibagenscast, Edu Falaschi se recordou do seus tempos de Almah e falou um pouco sobre suas atitudes na banda.
"Foi um momento importante da banda. Eu estava em uma época meio triste. Lembro que tínhamos feito o ‘Fraquile Equality’, que foi muito bem aceito. Mas, sei lá, queria experimentar coisas diferentes. O Paulo Schroeber era do death metal e falei: ‘Vamos fazer algo mais soturno e pesado?’. O Felipe Andreoli também curtia coisas mais pesadas.
Todos abraçaram e fomos para esse lado. Lembro que eu tinha um estúdio com meu irmão do lado do apartamento da minha mãe. Eu tinha me separado e voltei para casa da minha mãe. Eu saía todos os dias 7h da manhã para ir compor o estúdio até umas 19h.
Eu estava com aquela coisa da guitarra de sete cordas, que era uma novidade para mim. Compus o disco nessa linguagem mais pesada. Fiz as músicas, mandei para a banda e eles complementaram. Foi um clima querendo chutar o balde e sair do power metal clássico. Isso deu muito problema com a gravadora da Europa. Ali que praticamente perdemos o contrato. A AFM Records era forte e eles apostavam muito no power.
Chegamos com algo totalmente fora e eles ficaram tipo: ‘Não, tem que ser igual antes!’. Falaram para refazer tudo, mas eu disse que não. O disco estava pronto. Eles lançaram, mas aí o contrato acabou. No Brasil, a banda deu uma crescida. Foi estranho para mim porque eu tinha separado e tudo mais. Não sabia o que ia acontecer no futuro".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Guitarrista lembra exato momento que saúde de Cazuza começou a piorar: "Era muito calor"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Paul Stanley e Gene Simmons serão induzidos ao Songwriters Hall of Fame
Phil Collins revela estar sob cuidado de equipe de enfermeiros 24 horas por dia


O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
O membro do Angra que contribuiu demais para reunião da formação "Rebirth"
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
O que significa "frequentar as festas do Grand Monde", cantado por Cazuza em "Ideologia"


