O clássico que nunca sai dos shows do Europe (e não é "The Final Countdown")
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de outubro de 2023
Lançado em maio de 1986, "The Final Countdown" é o terceiro disco de estúdio do Europe. A música mais famosa do álbum é sua faixa-título, que além de ser um dos maiores hits dos anos 1980, é presença constante nos shows do grupo escandinavo. Porém, a música que mais apareceu nos shows da banda não é "The Final Countdown". O "trono" é ocupado por "Rock The Night", outra faixa do álbum citado no início deste parágrafo.
Outro fato interessante sobre "Rock The Night" é que a primeira versão da música foi lançada em 1985, como trilha sonora do filme sueco "On The Loose". A versão original é um pouco diferente da que foi lançada como faixa do clássico "The Final Countdown" e pode ser ouvida no Youtube.
"A versão original de Rock The Night era crua e instintiva. (...) No início tinha uma introdução muito longa. Refiz algumas vezes, mas gostei muito do riff; é isso que faz a música funcionar. Como tudo o que fizemos, foi inspirado em todas as coisas britânicas e alemãs que amamos – Thin Lizzy, UFO e Scorpions", declarou o vocalista Joey Tempest, em entrevista concedida à revista Classic Rock.
"Rock The Night" foi tocada em 960 shows do Europe, enquanto "The Final Countdown" apareceu em 920 apresentações do conjunto europeu. A diferença no número de aparições existe porque "Rock The Night" foi escrita em 1984 e começou a ser executada pela banda no mesmo ano, durante a turnê do álbum "Wings Of Tomorrow".
"Nunca tentamos tirar ‘Rock The Night’ do nosso set ao vivo, porque é muito divertida de tocar. Sempre costumava ser uma das últimas músicas da noite, mas nos últimos anos mudamos para o início porque tem uma ótima reação. Isso realmente faz o show andar", explicou Tempest.
Curiosamente, "Rock The Night" é a faixa que sucede "The Final Countdown" no álbum mais famoso do Europe. E para Tempest, a ordem das músicas no disco foi muito importante.
"Foi incrível ter ‘Rock The Night’ como continuação de ‘The Final Countdown. O que quer que você pense da música ‘The Final Countdown’, ‘Rock The Night’ trouxe de volta o elemento Rock. Isso manteve o ímpeto da banda em movimento. A música estava na parada da Billboard e as rádios americanas adoraram. E então, como terceiro single, tivemos ‘Carrie’, a balada, que ampliou ainda mais nosso apelo. Sem ‘Rock The Night’, as coisas teriam sido um pouco diferentes", finalizou o talentoso cantor e compositor.
"The Final Countdown" foi um sucesso absoluto e vendeu 15 milhões de cópias. O álbum foi gravado por Joey Tempest (vocal), John Norum (guitarra), John Levén (baixo), Ian Haugland (bateria) e Mic Michaeli (teclado).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar


Europe anuncia turnê celebrando 40 anos de "The Final Countdown"


