As péssimas atitudes que fizeram K. K. Downing acusar o Iron Maiden de copiar o Judas Priest
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de novembro de 2023
O guitarrista fundador do Judas Priest, K. K. Downing, relembrou as tretas com o Iron Maiden em sua autobiografia, "Heavy Duty: Minha Vida no Judas Priest", lançada pela Estética Torta. Downing não poupa detalhes ao descrever as atitudes e os conflitos nos bastidores durante a turnê conjunta das duas icônicas bandas nos anos 1980.
Judas Priest - Mais Novidades
A história remonta aos primeiros dias do Iron Maiden, quando foram escolhidos como banda de abertura para o Judas Priest, que já era uma força estabelecida no cenário do heavy metal. Segundo Downing, logo ficou evidente que o Iron Maiden não via seu papel como uma banda de abertura, mas sim como uma força que poderia superar o Judas Priest.
O ponto de virada ocorreu quando Downing, enquanto gravava "British Steel" na casa de Ringo Starr, deparou-se com uma entrevista do Iron Maiden em uma publicação musical semanal. Na entrevista, a banda afirmava sua intenção de "acabar" com o Judas Priest durante a turnê. Essa declaração provocativa do vocalista Paul Di’Anno não apenas incomodou Downing, mas também gerou controvérsias na imprensa.
"Essa era a última coisa que eu queria ler. Foi uma declaração impensada de uma banda jovem, que serviu para a imprensa fazer estardalhaço", relembra Downing em sua autobiografia.
A relação entre as duas bandas se deteriorou ainda mais devido ao comportamento arrogante e desrespeitoso do Iron Maiden nos bastidores. Downing alega que a banda entrava nos locais de apresentação como se fossem os donos, ignorando protocolos estabelecidos e observando cada movimento e nota da performance do Judas Priest.
Outro ponto de atrito foi a atitude verbalmente agressiva do vocalista do Iron Maiden na época, Paul Di'Anno. Downing afirma que Di'Anno "falava muita merda" e que a ameaça de "acabar com o Judas" jamais se concretizou.
Além disso, o guitarrista do Judas Priest acusa o Iron Maiden de tentar imitar o visual da sua banda. Uma foto de Dave Murray, guitarrista do Maiden, com longos cabelos loiros e uma roupa que remetia ao estilo do Judas Priest, levou Downing a questionar se era Murray ou ele mesmo disfarçado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Capital Inicial cancela shows nos Estados Unidos após vistos negados
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
O que torna o Slayer diferente, na opinião de Dave Mustaine
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
O guitarrista que se sentiu ofendido ao ser convidado para entrar no Deep Purple
Machine Head é presenteado com chave da cadeia de cidade dos EUA
A grande omissão do Rock and Roll Hall of Fame segundo Steve Stevens
O cantor de prog metal que foi cotado para substituir Bruce Dickinson no Iron Maiden em 1993
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A banda prog que atropelou um ícone do metal em um evento que virou piada
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum


Para Rob Halford, cantar com o Black Sabbath foi como realizar um sonho
Os dois clássicos do Judas Priest que Ripper Owens não queria cantar no Masters of Voices
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
O clássico do Judas Priest que fez Prika Amaral prestar mais atenção à bateria
A música mais subestimada do Judas Priest, segundo a Classic Rock
A música do Judas Priest que mistura rock, funk e jazz, segundo Ian Hill
As 10 músicas mais subestimadas do Judas Priest, segundo a Classic Rock
Rob Halford: a canção do Judas que ele fez para ex-namorado
Heavy Metal: nove ótimas músicas suaves do gênero


