As péssimas atitudes que fizeram K. K. Downing acusar o Iron Maiden de copiar o Judas Priest
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de novembro de 2023
O guitarrista fundador do Judas Priest, K. K. Downing, relembrou as tretas com o Iron Maiden em sua autobiografia, "Heavy Duty: Minha Vida no Judas Priest", lançada pela Estética Torta. Downing não poupa detalhes ao descrever as atitudes e os conflitos nos bastidores durante a turnê conjunta das duas icônicas bandas nos anos 1980.
Judas Priest - Mais Novidades
A história remonta aos primeiros dias do Iron Maiden, quando foram escolhidos como banda de abertura para o Judas Priest, que já era uma força estabelecida no cenário do heavy metal. Segundo Downing, logo ficou evidente que o Iron Maiden não via seu papel como uma banda de abertura, mas sim como uma força que poderia superar o Judas Priest.
O ponto de virada ocorreu quando Downing, enquanto gravava "British Steel" na casa de Ringo Starr, deparou-se com uma entrevista do Iron Maiden em uma publicação musical semanal. Na entrevista, a banda afirmava sua intenção de "acabar" com o Judas Priest durante a turnê. Essa declaração provocativa do vocalista Paul Di’Anno não apenas incomodou Downing, mas também gerou controvérsias na imprensa.
"Essa era a última coisa que eu queria ler. Foi uma declaração impensada de uma banda jovem, que serviu para a imprensa fazer estardalhaço", relembra Downing em sua autobiografia.
A relação entre as duas bandas se deteriorou ainda mais devido ao comportamento arrogante e desrespeitoso do Iron Maiden nos bastidores. Downing alega que a banda entrava nos locais de apresentação como se fossem os donos, ignorando protocolos estabelecidos e observando cada movimento e nota da performance do Judas Priest.
Outro ponto de atrito foi a atitude verbalmente agressiva do vocalista do Iron Maiden na época, Paul Di'Anno. Downing afirma que Di'Anno "falava muita merda" e que a ameaça de "acabar com o Judas" jamais se concretizou.
Além disso, o guitarrista do Judas Priest acusa o Iron Maiden de tentar imitar o visual da sua banda. Uma foto de Dave Murray, guitarrista do Maiden, com longos cabelos loiros e uma roupa que remetia ao estilo do Judas Priest, levou Downing a questionar se era Murray ou ele mesmo disfarçado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os oito discos essenciais do thrash alemão, segundo a Ultimate Guitar
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
O tempo que Lemmy Kilmister levou para escrever "Mama, I'm Coming Home"
O vocalista que deu cano em Slash, e o guitarrista descobriu que ele estava com medo
Skid Row anuncia seu novo vocalista, Justin Sargent
O pedido que Steve Harris negou a Nicko McBrain no primeiro show com o Maiden
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
O jovem guitarrista inovador que fez Eric Clapton lembrar da primeira vez que viu Prince
A mensagem que Ronnie James Dio quis passar em "Stand Up and Shout"
Isa Nielsen anuncia nova banda de death metal e toca Sarcófago com Aquiles Priester
Doro Pesch relembra quando foi salva da morte por uma força celestial
Humberto Gessinger e Andreas Kisser apontam o que faltou ao rock nacional dos anos 80

A banda nova que Rob Halford e Robb Flynn defendem e o The Guardian detona
Os 10 melhores álbuns de metal de todos os tempos, segundo Rob Halford do Judas Priest
Judas Priest lança livro interativo cobrindo período de seus primeiros discos
K.K. Downing se manifesta sobre aposentadoria de Ian Hill (Judas Priest)
Ian Hill e Rob Halford divergem sobre a música definitiva do Judas Priest
KK's Priest divulga vídeo de cover de "Never Satisfied", do Judas Priest
Ian Hill diz que já gravou baixo do próximo álbum do Judas Priest: "Pelo menos vou estar lá"
O recado sincero de Ian Hill ao baixista que vai substituí-lo no Judas Priest
Traidores do movimento - bandas de rock que "se venderam" nos anos 80
Rob Halford: explicando por que chutou o celular do fã durante o show


